A participação de empresas do interior alagoano nos financiamentos do Banco do Nordeste destinados ao setor de saúde vem crescendo e já representa 67% de todos os contratos realizados em 2022 pela linha de crédito específica para o segmento – FNE Saúde daquele Estado. Estes recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). De janeiro a maio desse ano, foram R$ 7 milhões em transações dessa natureza firmadas com o BNB em Alagoas, das quais R$ 4,7 milhões em créditos para empreendimentos localizados fora da capital, que contabilizam incremento de 277% em relação ao mesmo período de 2021.
Além de Maceió, os municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios são os que mais têm demandado por esse tipo de crédito com o BNB naquele Estado. Para o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis, “esse apoio às empresas da área de saúde fora da capital tem contribuído para a descentralização dos serviços ofertados à população, bem como para a modernização e ampliação de clínicas e hospitais, evitando, muitas vezes, o fluxo de pacientes para Maceió em busca de um atendimento mais especializado”.
Segundo ele, em 2021, a participação de empresas do interior nas contratações realizadas pelo FNE Saúde em Alagoas já representava a maioria (53,7%) e a expectativa é de que, até o final do ano, ocorra uma alta maior do que a registrada nos cinco primeiros meses de 2022.
Exemplo de empresa que contou com esse tipo de crédito para ampliar suas instalações e modernizar os equipamentos é a Ultramed, de Arapiraca. No mercado há mais de 20 anos, a empresa atua na Clínica Médica e diagnóstico por imagem e, a partir do crédito do BNB, investiu na expansão da sua estrutura, adquirindo aparelhos com tecnologia avançada, sendo considerada a empresa de saúde de maior porte tecnológico do Agreste e Sertão alagoanos.
A aquisição mais recente foi de um equipamento destinado ao exame de ressonância magnética. “Estamos com uma máquina super moderna que faz exames com resoluções muito melhores e tipos de exames diferentes dos realizados aqui na redondeza. Hoje a gente atende uma grande parte do Estado e mais de 10 municípios pelo SUS. Era um serviço que, antes, precisava ir para Maceió para poder realizar e hoje tem aqui em Arapiraca”, comemora o sócio diretor da empresa, Antônio Henrique Torres Araújo. Com a expansão e modernização, houve ainda a geração de 20 empregos.
Em relação aos recursos já financiados pela linha FNE Saúde, ele atesta: “a importância do BNB para aquisição dessa máquina foi essencial, pelas condições que o Banco oferece, como taxas de juros e carência. Esse incentivo foi fundamental para que a gente conseguisse implementar tudo isso na nossa empresa. E não queremos parar por aí, temos planos de adquirir outros equipamentos de alta complexidade para poder incrementar cada vez mais os serviços de saúde ofertados”.