O 10º episódio do videocast Movimento da Semana aborda um único tema com a participação de um convidado especial. O cientista político Antônio Lucena, professor de relações internacionais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Faculdade Damas, conversa com os jornalistas do Movimento Econômico, Márcio Didier e Paulo Goethe, sobre a crise institucional na Venezuela e como isso impacta no Brasil.
Antônio Lucena destaca as relações conflitantes do presidente Lula com a nação governada por Maduro e alerta para uma escalada maior de violência após uma reeleição com resultado contestado pela oposição e pela maioria da comunidade internacional.
Militares na Venezuela
Com a Venezuela se fechando em um regime ditatorial com o apoio dos militares, entre outros problemas o Brasil pode enfrentar uma nova onda de refugiados do país vizinho. Pessoas que chegaram até o estado de Pernambuco, como lembra Lucena, que fala da experiência de ter colaborado com a ajuda a estes imigrantes e também da experiência de ter morado na Colômbia, país também que acompanha a crise na Venezuela com muita apreensão.
Leia mais:
Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE
Protestos na Venezuela: Forças Armadas reafirmam lealdade a Maduro
Povo vai às ruas e países pedem ação da OEA contra eleições na Venezuela
Brasil saúda eleição da Venezuela e diz aguardar publicação das atas