
O Governo Federal deu início a um projeto para a construção de quatro novos portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos turísticos do Brasil e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que coordenará o processo licitatório para a elaboração dos projetos. Confira a íntegra do edital.
A licitação prevê a contratação de empresas de engenharia e arquitetura para a primeira fase do projeto, que consiste na realização de estudos e elaboração dos projetos necessários para a construção dos portais. As propostas podem ser enviadas até 12 de março, data limite para inscrição no edital. Os acessos estruturados contarão com bilheteria, controle de acesso, banheiros e depósito, garantindo uma melhor experiência para os visitantes.
Lençóis Maranhenses: cartão-postal brasileiro
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância da estruturação dos acessos para impulsionar o turismo na região. “O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar belíssimo e merece ser cada vez mais visitado por brasileiros e estrangeiros. A estruturação desses acessos é um passo fundamental para melhorar a infraestrutura deste cartão-postal brasileiro, reconhecido oficialmente como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o que possibilitará a atração de mais turistas e investidores”, afirmou.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado a cerca de 250 quilômetros de São Luís, capital do estado, possui 155 mil hectares de dunas, lagoas sazonais e biodiversidade única, atraindo milhares de visitantes anualmente. Sua preservação e a ampliação da infraestrutura turística são consideradas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região.
*Com informações do Ministério do Turismo
Leia mais: Lençóis Maranhenses superam Noronha como destino de turismo de luxo