Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Maior cajueiro do mundo faz 136º aniversário atraindo 300 mil visitantes por ano

Apresentações culturais, distribuição de mudas, exposição gastronômica farão parte das atividades de celebração do cajueiro que é atração turistica do Rio Grande do Norte
maior cajueiro do mundo Rio Grande do Norte Pirangi do Norte Parnamirim
Anomalia genética fez com que os galhos do cajueiro de Pirangi do Norte se desenvolvessem na horizontal, gerando novos enraizamentos. Foto: Ricardo Júnior/Divulgação

Para celebrar os 136 anos do Maior Cajueiro do Mundo, o espaço irá organizar na sexta e no sábado (20 e 21) dois dias com atividades educativas, culturais, gastronômicas e ambientais com entrada gratuita. A árvore – que é um ponto turístico de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim – é cuidada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e já foi reconhecida pelo Guinness Book.

“Comemorar os 136 anos do Cajueiro é celebrar um patrimônio natural e cultural do nosso estado. Este evento promove a integração da comunidade, valoriza nossa história e reforça a importância da preservação ambiental”, declarou a gestora do local, Iracy Wanderley.

O evento inicia às 8h da sexta, com a recepção dos visitantes seguida de uma apresentação teatral que explora a lenda de quem teria plantado o maior cajueiro do mundo. A abertura oficial contará com representantes do órgão ambiental, da comunidade local e da Prefeitura de Parnamirim.

Entre as atrações estão de rodas de conversa, apresentações culturais, como o Pastoril e o Maculelê, além de shows musicais que variam desde a música popular brasileira até o rock nacional e internacional. A culinária também será uma das atrações especiais do evento, com uma exposição de pratos e bebidas regionais feitas à base de caju.

Também ocorrerão atividades com foco ambiental também, como a distribuição de mudas pelo Projeto Arboriza e a Campanha RN + Limpo, que incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos.

- Publicidade -

Já no sábado (21) acontecerá o Cajukê, uma divertida atividade de karaokê educativo, que terá pipoca distribuída gratuitamente para os participantes.

maior cajueiro do mundo Rio Grande do Norte Pirangi do Norte Parnamirim
Cajueiro ocupa uma área total de 9 mil metros quadrados, com perímetro de aproximadamente meio quilômetro. Foto: Idema-RN/Divulgação

Cajueiro no Livro dos Recordes

O Cajueiro de Pirangi, conhecido como Maior Cajueiro do Mundo, fica localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e tem uma área de aproximadamente 9.000m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. Devido à sua extensão, a árvore entrou para o Guinness Book (“O Livro dos Recordes”), em 1994, o que o tornou ainda mais reconhecido e colaborou para que o cajueiro recebesse de mais de 300 mil visitantes todos os anos.

O desenvolvimento anormal da árvore acontece devido a anomalias genéticas, que fazem com que os galhos cresçam para os lados e não para cima. Com isso, o peso desses galhos deixa o cajueiro fica mais suscetível à gravidade e, ao se curvar, atinge o solo, proporcionando um novo enraizamento, que estimula ainda mais a expansão da planta.

Diz a história passada por gerações de que o cajueiro foi plantado em dezembro de 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu aos 93 anos sob a sombra da árvore. Também existem outras teorias de que o antigo proprietário do terreno, o ex-prefeito de Natal Sylvio Pedroza, foi o responsável pelo plantio.

Leia mais: Lençóis Maranhenses superam Noronha como destino de turismo de luxo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -