Com a inauguração da nova linha direta para Santiago do Chile, o Ceará amplia sua malha aérea internacional. A nova rota tem como vantagem a diminuição em três horas do tempo médio de deslocamento entre a capital cearense e o Chile comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os voos são operados pela Latam – feitos em um Airbus A320-271N – e acontecerão aos sábados, via Fortaleza-Santiago, e aos domingos, via Santiago-Fortaleza.
O voo inaugural, que bateu a marca de 80% de ocupação com 140 passageiros, aconteceu no sábado (30) e teve a presença da secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; secretário executivo de planejamento e gestão interna do Ceará, Bruno Gaspar Marques; gerente de assuntos públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, e do gerente de aviação comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega.
“O voo Fortaleza-Santiago é um marco importante na conexão aérea do Ceará com o restante da América do Sul. O estado, que lidera a movimentação de passageiros em voos internacionais entre os estados das regiões Norte e Nordeste, dá mais um passo na ampliação da oferta de assentos, impulsionando o fluxo turístico e oportunizando mais desenvolvimento econômico. Agradecemos à Latam por acreditar em nosso destino, confiantes de que nossos atrativos únicos continuarão a encantar o mundo e, a partir de agora, especialmente os chilenos”, disse Yrwana Albuquerque.
A rota é feita por um Airbus A320-271N e tem a duração aproximada de 6h20, três horas mais rápida que uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos. O voo Fortaleza-Santiago é operado aos sábados e os voos de retorno, Santiago-Fortaleza, aos domingos, com as decolagens ocorrendo às 14h45 de Fortaleza e às 6h de Santiago, ambos no horário local.
“A nova rota representa ainda uma oportunidade para apresentar aos turistas internacionais as atrações do Nordeste brasileiro”, declarou Eduardo Macedo.
Atualmente o aeroporto de Fortaleza é o principal hub da Latam no Nordeste brasileiro, com voos diretos para 12 destinos domésticos e outro voo internacional para Miami. O aeródromo cearense foi responsável por cerca de 60 mil passageiros transportados de janeiro a outubro deste ano.
“Além de Santiago, os passageiros partindo de Fortaleza agora podem chegar com facilidade a Auckland, Sydney e Melbourne, na Austrália, além de outros destinos no próprio Chile, como a Ilha de Páscoa, Calama, Punta Arenas e Puerto Montt, o que facilita o turismo dos brasileiros em nosso país vizinho e no outro lado do mundo.” afirmou o gerente de assuntos públicos da Latam Brasil
“Seguimos trabalhando para oferecer mais opções de rotas à população do Ceará. O aeroporto está preparado para receber as companhias aéreas e os passageiros para conectar cada vez mais Fortaleza com novos destinos”, comentou Pedro Navega.
Voo direto do Recife para Santiago
Além de Fortaleza, outra capital nordestina também receberá as operações da Latam para um voo direto para a capital chilena, Recife. Anunciado em setembro deste ano, o seu voo inaugural acontecerá no dia 6 de dezembro de 2024, saindo de Pernambuco as 12h40.
Essa será a nona ligação do Brasil com o Chile da empresa, que já opera regularmente voos São Paulo-Santiago, Brasília-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago, Fortaleza-Santiago e Porto Alegre-Santiago – que será reinaugurada em janeiro.
“O chileno geralmente vai muito para o Rio de Janeiro, para Búzios, Florianópolis, Camboriú e ele precisa conhecer mais o Nordeste do Brasil, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Recife, Praia dos Carneiros. A gente tem dado entrevistas e divulgado nas redes sociais justamente para incentivar essa diversificação e fazer com que o Chile seja um mercado emissor cada vez mais importante para a região”, declarou o segundo-secretário da Embaixada Brasileira no Chile, Felipe Neves Caetano Ribeiro.
Com a adição de Santiago, a capital cearense passa a ter cinco rotas internacionais diretas. Além da chilena, existem voos para Paris, na França, feitos pela AirFrance e Gol; Lisboa, em Portugal, pela TAP; Miami, nos Estados Unidos, pela Latam e Gol; e Buenos Aires, na Argentina, pela Gol.
Leia mais: Ciclo natalino começa com previsão de injetar até R$ 300 mi em cidades do NE