Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Voa Brasil: CE lidera como destino do NE mais procurado por aposentados

Cerca de 40% das passagens vendidas dentro do Voa Brasil foram para o Nordeste. O número de aposentados que viajaram para Fortaleza desde o início do programa seria suficiente para lotar mais de seis aeronaves
Praia de Jijoca Jericoacoara Ceará CE destinos Nordeste NE turismo Voa Brasil
Praia de Jijoca, em Jericoacoara, é um dos destinos mais procurados por aposentados do programa Voa Brasil por causa do seu pôr do sol. Foto: Pedro Amorim/Unsplash

São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco foram os destinos mais procurados nos primeiros dois meses do Programa Voa Brasil, que já vendeu 10 mil passagens a R$ 200 para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda e que não tenham viajado nos últimos 12 meses. Os números foram divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que oferece 68 cidades como opção de viagens em parceria com as companhias aéreas nacionai. Nesta fase inicial, a quantidade de passagens vendidas corresponde a cerca de 0,34% dos 3 milhões de bilhetes que foram disponibilizados a 23 milhões de aposentados.

A capital cearense foi a cidade mais procurada do Nordeste pelos beneficiários do programa, com 922 passagens vendidas. O número de aposentados que voaram para Fortaleza desde o início do programa Voa Brasil seria suficiente para lotar mais de seis aeronaves.

De acordo com o MPor, um em cada quatro bilhetes vendidos para a região no primeiro mês de funcionamento do Voa Brasil foi para aeroportos cearenses, sendo que os mais procurados foram os da capital, Fortaleza; Juazeiro do Norte, no sul do estado; e Jericoacoara, distrito do município de Jijoca, no litoral oeste do Ceará.

Outra capital do Nordeste, o Recife, figura na quarta posição e foi a opção de destino de 775 passagens do Voa Brasil. A cidade mais procurada pelos aposentados foi São Paulo, que recebeu o equivalente a quase 20 aeronaves lotadas neste período, vindos de 47 outros municípios. O Rio de Janeiro foi o segundo destino mais procurado, recebendo o equivalente a mais de sete aeronaves Embraer (195-E2) de 25 cidades.

Os grandes centros urbanos têm sido os principais destinos dos aposentados atendimentos pelo programa. No entanto, as cidades médias e pequenas, que atendem normalmente à aviação regional, têm ganhado cada vez mais adeptos do público-alvo. No Nordeste, além de Juazeiro do Norte (CE), tiveram procura as cidades de Porto Seguro (BA) e Petrolina (PE).

- Publicidade -

Quem pode comprar

O Voa Brasil tem voos para todos os estados, alguns operados por mais de uma companhia aérea. Para acessar o sistema, é preciso ter conta perfil nível ouro ou prata no portal único de serviços digitais do governo federal, o gov.br. Para acessar o sistema, é preciso ter conta perfil nível ouro ou prata no portal único de serviços digitais do governo federal, o gov.br.

Após o acesso, o sistema verifica se há oferta disponível nas companhias aéreas participantes. Caso não encontre voo para a cidade desejada, os interessados podem pesquisar por um município próximo ou em datas alternativas para a próxima viagem.

A dica do MPor é buscar a ida e a volta por empresas diferentes, para aumentar a possibilidade de encontrar passagens nas datas desejadas. Outra recomendação é planejar as viagens com antecedência e dar preferência a dias de menor procura, como de terça a quinta-feira, e períodos de baixa temporada, entre março e junho ou agosto e novembro.

O benefício é pessoal e intransferível, ou seja, apenas o titular poderá realizar a viagem. O limite de R$ 200 por trecho não inclui as tarifas de embarque cobradas no momento do pagamento. Os valores das tarifas de embarque variam conforme o aeroporto.

As passagens adquiridas pelo Voa Brasil dão direito a uma bagagem de mão (de até 10 quilos) e uma bolsa ou mochila pequena.

Próxima fase do Voa Brasil

A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, no qual serão beneficiados os estudantes de instituições de ensino público. “Estamos trabalhando para organizar a segunda fase do Voa Brasil, no qual a gente avalia a possibilidade de incluir alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Leia mais: Voos no fim do ano encurtarão distância entre Maceió e Foz do Iguaçu

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -