
Os Correios realizaram, na quarta-feira (26), a primeira entrega de encomenda por drone em sua história. A ação ocorreu em Curitiba (PR) e marcou um novo capítulo para a estatal criada em 25 de janeiro de 1663, durante o período imperial. O trajeto teve 1,8 km de extensão, entre a Praça Afonso Botelho e a Ligga Arena, utilizando tecnologia de navegação aérea autônoma. O destinatário foi o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que recebeu uma placa comemorativa pelo aniversário da cidade, celebrado em 29 de março.
A demonstração integrou a programação do Smart City Expo Curitiba e faz parte de um projeto-piloto para criação de “aerovias” urbanas, liderado pela Atech – empresa do grupo Embraer responsável pelos sistemas de controle de tráfego aéreo no Brasil – em parceria com a Prefeitura de Curitiba. A iniciativa conta com apoio técnico dos Correios e da fabricante nacional Speedbird Aero, que fornece os drones e integra os testes com foco em entregas logísticas.
O superintendente estadual dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, afirmou que a empresa se sente honrada em participar do projeto: “Toda nossa experiência em logística fica à disposição desse projeto para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone”.
Drone 100% nacional operou sob normas da Anac
A operação seguiu os parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), em que o drone é controlado remotamente sem contato visual direto. O equipamento, com capacidade de carga de até 35 quilos, foi desenvolvido pela Speedbird Aero com tecnologia nacional.
O percurso foi planejado para evitar áreas com grande fluxo de pessoas. A decolagem ocorreu na Praça Afonso Botelho, com o drone sobrevoando a Ligga Arena até pousar na área externa do estádio, onde acontece a Tomorrow Mobility, evento sobre inovação em mobilidade urbana. Dois carteiros participaram da operação, prestando suporte em solo durante a decolagem e o pouso.
Curitiba como cidade-laboratório
A parceria entre Atech e Prefeitura de Curitiba foi formalizada em novembro de 2024, no âmbito do programa Vale do Pinhão. Em janeiro deste ano, os Correios aderiram ao projeto. O prefeito Eduardo Pimentel afirmou que a capital paranaense se orgulha de participar da iniciativa: “Sinto orgulho de Curitiba ser o piloto desse teste, de ter sido a entrega número um de drone dos Correios”.
O CEO da Atech, Rodrigo Persico, explicou que o projeto prevê diversas fases até a implementação de rotas seguras e sustentáveis para operações comerciais com drones. “Ninguém melhor que a empresa mais antiga do Brasil, que tem a maior capilaridade, de trabalhar junto com a gente, dando esse passo a mais na inovação do trânsito de drones”, afirmou.
Correios buscam inovação em meio à tradição
Com mais de 360 anos de existência, os Correios foram fundados em 25 de janeiro de 1663 e atualmente possuem presença em todos os municípios brasileiros. A estatal opera com mais de 10 mil agências, 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregados diretos. A adoção de novas tecnologias como drones visa otimizar a logística em áreas urbanas e reduzir o tempo de entrega em localidades com acesso limitado.
*Com informações da Agência Gov
Leia mais: Presidente dos Correios anuncia data para lançamento de marketplace