Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Equipe de estudantes de Alagoas vence desafio global da Nasa

Hackathon da Nasa selecionou 10 equipes finalistas e equipe de estudantes de Maceió é a única do Nordeste na lista
Estudantes Maceió Nasa
Equipe de estudantes de Maceió foi uma das três brasileiras que venceu desafio global da Nasa. Foto: Divulgação

Uma equipe de estudantes de Maceió está entre os vencedores globais de um desafio da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. Dentre as dez equipes finalistas do Nasa Space Apps Challenge 2024, administrado pela Nasa Earth Science Division (Divisão de Ciências da Terra), três são brasileiras.

Considerado o maior hackathon do mundo, a proposta do desafio é resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço, com os dados gratuitos e abertos das 15 Agências Espaciais parcerias, incluindo dados Programa Espacial Brasileiro (PEB). Com eles, as equipes aprendem a usar esses recursos para resolver os desafios de cada ano.

hackathon ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro de 2024 e reuniu mais de 93.520 participantes registrados em 15.444 equipes de 163 países e territórios. Com o tema “O Sol Toca Tudo” (“The Sun Touches Everything”), os participantes foram desafiados a criar soluções inovadoras em áreas como ciências da Terra, exploração espacial, sustentabilidade e mitigação de impactos da atividade solar no planeta. Durante o evento, 9.996 projetos foram desenvolvidos.

Os estudantes alagoanos Alailton José Alves Junior, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Antonio Teixeira da Matos, Gabriel Ribeiro Filice Chayb, Gustavo Ferreira Tavares e Larissa Borges de Mello, da equipe 42 Quakeheroes, desenvolveram um software para analisar dados reais das missões Apollo e do Mars InSight Lander para identificar tremores sísmicos dentro do ruído.

As demais equipes brasileiras vencedoras foram de Campinas e de Florianópolis. A equipe paulista, denominada Connected Earth Museum, trabalhou em um projeto para criar uma maneira divertida e interativa para que os usuários se envolvam em vários conjuntos de dados sobre diferentes aspectos da Terra, explorando temas como poluição, mudança climática e impacto humano.

- Publicidade -

A equipe de Florianópolis, Team I.O, criou um mapa que incorpora dados científicos abertos para explorar como um problema em sua comunidade é moldado pela geografia física circundante.  

Estudantes brasileiros têm destaque em eventos

Em 2024, o Brasil marcou presença de maneira expressiva com 3.908 participantes, distribuídos em 50 eventos locais realizados em diversas cidades do país, sob a coordenação de universidades, organizações de tecnologia e parceiros da Agência Espacial Brasileira (AEB).

“A AEB reforça seu compromisso com a formação de novos talentos e a disseminação da cultura de inovação no Brasil. A participação no Nasa Space Apps Challenge 2024 não apenas posiciona o país como uma entidade ativa no cenário internacional, mas também inspira futuras gerações a explorarem as fronteiras do conhecimento”, disse a Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologias da AEB, Aline Veloso.

O desempenho das equipes brasileiras foi um dos destaques do evento: 70 equipes foram selecionadas como “Global Nominees”, uma etapa que reconhece os projetos mais inovadores de cada país. Dessas, sete avançaram para a fase de “Global Finalists”, onde apenas 40 projetos globais são avaliados por um painel de especialistas da Nasa e de outras agências espaciais para a definição dos vencedores globais, os “Global Winners”.

Leia mais: Selecionada pelo Google, empresa alagoana Trakto mira mercado global

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -