Com previsão de receber suas turmas de dois cursos inéditos -Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema – em 2027, o Instituto de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (ITA) teve assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção do seu campus na capital cearense. Localizada na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), a unidade que funcionará em uma área de 18,5 mil m² será responsável para a formação de engenheiros e especialistas, com foco em energia e sistemas, áreas essenciais para o futuro sustentável.
A assinatura da ordem de serviço prevê o início imediato das obras do campus, que contará com um prédio de três pavimentos para abrigar duas salas de atividades, sala de aula, quartos com acessibilidade PcD (alunos) e 40 quartos com sala de estar e cozinha (80 alunos). No total, devem ser investidos R$ 180 milhões, sendo R$ 71 milhões apenas na primeira etapa das obras.
Também será construído, pelo Governo do Ceará, o bloco para cursos de Engenharia. Também com três pavimentos, contará com 14 laboratórios didáticos, quatro salas de apoio técnico, 8 salas de aula, dois auditórios, 6 salas de reunião, 6 salas de estudo, duas salas de convivência, dois setores com salas para professores, biblioteca, espaço de eventos e exposições.
O evento foi realizado na quinta-feira (19), na Galeria de Artes do Palácio do Governo, na capital cearense. O documento foi assinado pelo governador Elmano de Freitas junto com o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Defesa, José Múcio, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
Vestibular do ITA no Ceará e aulas em São Paulo
Mesmo sem estrutura física, o primeiro vestibular do campus do ITA em Fortaleza já acontece entre outubro e novembro deste ano, com 50 vagas – Engenharia de Energias Renováveis (25 vagas) e Engenharia de Sistema (25 vagas). Os aprovados começarão a estudar na sede do ITA em São José dos Campos, em São Paulo, voltando para Fortaleza quando as obras forem concluídas. Estima-se que a primeira turma formada pelo ITA no Ceará conclua seus cursos em 2029.
“O ITA já chegou no Ceará. Eu não tenho nenhuma dúvida que vamos iniciar uma obra que fará profundas transformações no estado do Ceará. Quando trazemos o ITA, trazemos a ideia que é juntar governo, academia e investidores”, ressaltou o governador Elmano de Freitas.
“Estamos tendo a oportunidade de receber grandes investimentos no Estado, especialmente na área de energia renovável. É por isso que a presença do ITA na área de energia renovável é tão relevante, não apenas para o Ceará, mas para todo o Brasil, dada a nossa capacidade de se tornar uma grande potência mundial com essa matriz de energia limpa. O ITA vai nos ajudar a desenvolver a tecnologia necessária para essa nova matriz, e isso será realizado aqui no estado do Ceará”, acrescentou.
O ministro da Defesa, em seu discurso, ressaltou a relevância do mérito na escolha da localização do projeto, destacando que o investimento em instituições como o ITA pode transformar uma região. “Essa obra é do Nordeste do Brasil, e eu não tive o menor constrangimento, como pernambucano, de fazer muita força para que essa obra viesse para cá, porque precisamos priorizar a questão do mérito, e vocês o tiveram. Vocês já têm os méritos e, daqui a um tempo, serão ainda maiores do que são agora. Quer ver um exemplo? Vamos até São José dos Campos, que é uma universidade a céu aberto. Você vai ao ITA, o ITA trouxe escolas, laboratórios, centros de pesquisa, e hoje se respira educação em São José dos Campos”, afirmou José Múcio.
Durante a cerimônia, o comandante da Aeronáutica destacou a importância do novo campus para o avanço da educação tecnológica e para o futuro do país. “O desenvolvimento deste campus se deve à notável e sinérgica colaboração entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Educação, o Comando da Aeronáutica e o Governo do Estado do Ceará em favor do cumprimento da missão de expandir o ensino superior de excelência. Afinal, a educação tecnológica de ponta é a base sobre a qual se assenta a exitosa formação de novos profissionais capazes de enfrentar, nas próximas décadas, os desafios do futuro”, disse.
Os projetos para implantação do instituto, conhecido por seu rigor acadêmico e qualidade de ensino, seguem as diretrizes previstas no planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e todas as etapas construtivas serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
* Com informações da Agência Gov e Governo do Ceará
Leia mais: Lei do Marco Regulatório do Hidrogênio Verde inaugura nova indústria no Brasil