No Brasil, cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos são descartadas anualmente. O desperdício se estende a todos os tipos de produtos, como roupas, sapatos, acessórios, entre outros. Mas agora, uma plataforma promete ajudar a evitar essas perdas.
Desenvolvida em Pernambuco, CustaBarato é uma ferramenta que ajuda a escoar a produção excedente e diminuir o desperdício por meio da oferta de produtos ainda em boa qualidade, com preços mais baixos, para consumidores cadastrados. Ela está disponível para lojistas da Região Metropolitana do Recife.
A plataforma tem ajudado, principalmente, micro e pequenas empresas, sobretudo artesãos, uma vez que possui uma das menores taxas do mercado. CustaBarato funciona como um elo de conexão que beneficia empresários e clientes e está disponível para cidades da região.
A ferramenta é inspirada em modelos europeus criados por volta de 2015 e está alinhada à agenda da ONU contra o desperdício de alimentos e com as práticas ESG, indispensáveis para empreendedores que buscam se manter competitivos no mercado.
A plataforma permite que lojistas escoem produtos próximos ao vencimento ou itens que tenham sobrado nas prateleiras, reduzindo assim o desperdício e minimizando perdas financeiras. Ao cadastrar seus produtos na plataforma, os comerciantes podem atrair uma base de consumidores conscientes, dispostos a adquirir itens de boa qualidade a preços reduzidos. Isso não só ajuda a aumentar o fluxo de caixa, mas também fortalece a imagem da empresa como um negócio sustentável e responsável.
Além de reduzir o desperdício, a iniciativa contribui para a economia de recursos naturais, como água, energia e mão de obra, utilizados durante a produção. “O CustaBarato acompanha um movimento de transformação do perfil do consumidor e das empresas, mais preocupados com o impacto do desperdício no meio ambiente”, destaca Maria Lêda Oliveira, diretora de Marketing do CustaBarato.
Facilidade para lojistas
O cadastro na plataforma é simples e gratuito, disponível tanto para consumidores quanto para empresários. Os consumidores podem escolher estabelecimentos parceiros, selecionar produtos, realizar o pagamento e optar pela retirada na loja ou por delivery. Para os lojistas, isso significa uma oportunidade de escoar estoques, atrair e fidelizar novos clientes e aumentar a rentabilidade, enquanto contribuem para um planeta mais sustentável.
Inicialmente disponível para estabelecimentos na Grande Recife, o CustaBarato planeja expandir para outras cidades importantes do interior, como Caruaru e Petrolina. Além disso, um aplicativo para smartphones está em desenvolvimento, facilitando ainda mais o acesso de consumidores e lojistas à plataforma.
Os produtos oferecidos no Custa Barato devem estar em bom estado e com a devida qualidade para consumo, garantindo a satisfação dos consumidores e mantendo a credibilidade dos fornecedores. Ao participar da plataforma, os lojistas não apenas ganham financeiramente, mas também se posicionam como agentes de mudança, promovendo um consumo mais consciente e sustentável.
Leia também:
Conheça 15 setores estratégicos da economia nordestina que terão recursos do FNE