Recife: 1º lugar entre as grandes cidades do País que inovam nas finanças

Recife superou outras grandes cidades com mais de 500 mil habitantes.
Anciti
O presidente da ANCITI, Johann Dantas/Foto: divulgação ANCITI

Rio de Janeiro – A cidade de Recife conquistou nesta quarta-feira (07) o primeiro lugar na premiação ANCITI Awards 2023, na categoria Cidade com mais de 500 mil habitantes. A premiação é realizada Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), em parceria com a Bright Cities, e premiou 19 cidades brasileiras que apresentaram projetos sob o tema Desafios e Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas.

Para concorrer aos prêmios, os municípios precisaram responder a um questionário com 170 perguntas, além de apresentar as evidências dos resultados e realização dos projetos. A premiação vai para aquelas que ranqueiam melhor. A responsável pela execução dessa etapa do prêmio foi a Bright Cities, govtech que faz diagnósticos das cidades e sugere soluções de inovação e tecnologia para superar os gaps encontrados nos mais diversos setores da administração pública.

- Publicidade -

Recife e o WhatsApp

Recife superou outras grandes cidades, tendo o aplicativo Conecta Recife como ponto alto na sua gestão. A capital pernambucana foi destaque como a cidade que mais dispara WhatsApp para empregar serviços municipais digitais do mundo. Na categoria Cidades com mais de 500 mil habitantes, Recife foi seguida por Curitiba, que ficou em 2ª lugar, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre, respectivamente.

Entre as cidades com até 100 mil habitantes, Ipojuca se classificou em 5º, com destaque na tecnologia voltada à área de segurança. Na categoria entre 100 mil e 500 mil habitantes, Petrolina ficou também em 5º, com soluções para redução de gastos públicos através da tecnologia.

A Prefeitura do Recife encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de Lei que propõe a reserva de 30% de vagas para pessoas negras e indígenas em concursos públicos e seleções simplificadas no âmbito da administração direta e indireta do município. PL também assegura a reserva de 10% para pessoas com deficiência (PCD). Foto: Luciano Ferreira/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife é destaque com uso de tecnologia na gestão/Foto: Luciano Ferreira/Prefeitura do Recife

O prêmio foi entregue durante a realização do Smart Gov Brasil, evento nacional da ANCITI, que segue até esta sexta-feira (08) no Rio de Janeiro. A secretária da Finanças do Recife, Maíra Fischer, subiu ao palco para falar sobre o uso de tecnologia na gestão de finanças e tributos e os reflexos positivos na arrecadação. O prefeito de Petrolina, Simão Durando, e de Serra Talhada, Marcia Conrado, também apresentaram seus cases.

- Publicidade -

O presidente da ANCITI, Johann Dantas, explica que o evento expõe as soluções de inovação e de tecnologia na gestão pública, compartilhando as iniciativas a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

As cidades foram premiadas nas categorias Educação; Cidade Revelação ANCITI 2023; Cidade que Investe em Startup e Empreendedorismo Digital; Inovando com a CTB; além dos prêmios para as Cidades de até 100 mil habitantes, Cidades de 100 mil a 500 mil habitantes e Cidades com mais de 500 mil habitantes.

Dantas ressalta que a maioria das cidades no Brasil são de pequeno porte, mas isso não inibe os avanços. “Cidades pequenas e médias têm um grau de maturidade muito claro sobre a importância de investimentos na área de tecnologia e da transformação que isso pode causar na vida do cidadão”, disse.

Para o presidente da ANCITI, o mais interessante é que são cases criados dentro dos próprios municípios. “A tecnologia está permitindo que o autodidata, que é aquele que está na ponta, possa fazer tecnologia sem depender de grandes empresas”, completa o presidente.

Leia também:

Vereadores de Maceió aprovam isenção de IPTU a afetados pela Braskem

Pernambuco e mais 3 capitas do NE perdem aval para empréstimos

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -