João Pessoa recebe primeira exposição em NFTs no Nordeste

A exposição de NFTs em João Pessoa reunirá obras de 16 artistas locais em uma mostra coletiva que contará com peças físicas e suas versões digitais.
O coordenador da mostra, Yuri Silva (de terno) e os artistas que vão expor obras em NFTs/foto: divulgação

No próximo dia 09, acontece em João Pessoa a 1º Exposição Nordestina de NFTs (tokens não fungíveis). A promoção é da GreenGo Capital, em parceria com a Amazon League Club. A abertura da mostra será no próximo dia 9, no Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano, onde permanecerá por 30 dias.

Tokens são representações digitais de um ativo real, que pode ser fungível ou não fungível. Um token não fungível é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Em outras palavras, que não pode ser copiado ou replicado.

- Publicidade -

Diferentemente das criptomoedas como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis. A tokenização busca tornar negociações dos mais diversos tipos de ativos existentes mais simples e rápidas, além de mais acessíveis.

A exposição de NFTs em João Pessoa reunirá obras de 16 artistas locais em uma mostra coletiva que contará com peças físicas e suas versões digitais. As obras serão transformadas em imagens exclusivas e insubstituíveis na realidade virtual. Esse tipo de obra ganha espaço com a difusão do metaverso, pode ser exposta.

Seguindo o modelo de grandes países e centros culturais, como Nova York e Londres, que já realizaram exposições em NFTs, a GreenGo também pretende reverberar o potencial dos artistas locais no resto do mundo e colocar a Paraíba no mapa da cena NFT.

- Publicidade -

Segundo o CEO da empresa, Bruno Souza, a exposição tem uma visão pioneira no seguimento da Tecnologia Blockchain e NFTs e traz, como objetivo, potencializar a cultura Nordestina através dos melhores expoentes artísticos da região. “A tecnologia dos NFTs já é uma grande revolução em nível mundial, várias marcas de sucesso, como Adidas, Nike, Dolce & Gabanna, MAC, Pizza Hut, Coachella e Super Bowl, já estão adotando a tecnologia e dando características de “propriedade digital” aos seus produtos”, explica.

O coordenador da mostra, Yuri Silva, e o CEO da GreenGo, Bruno Souza, conseguiram reunir um grupo seleto de artistas plásticos para a execução do projeto. “Pelo peso que cada um tem como artista e sua brilhante trajetória, não tenho dúvidas da disrupção que este evento será para a arte brasileira”, afirmou Yuri Silva.

Os artistas que participam da mostra são Sílvio Feitosa, Fred Svendsen, Maria Durand, Ilson Moraes, Paulo Vieira, Cristina Strapação, Marcos Pontes, Marcos Pinto, Elias dos Santos, Ana Cristina, Ivan Nogueira, Christine Brandão, Clóvis Júnior, Renata Cabral, Toddy Holland, Ismael Pessoa.

Obra de Fred Svendsen

Fred Svendsen, assim como os demais artistas, demostrou muita empolgação com a exposição. Ele declarou que vinha muito curioso com os NTFs. “Eu tinha muita intenção em entrar num projeto com NFTs. Porque, por mais que a gente tenha um espaço conquistado através do tempo, nada se compra a essas novas tecnologia”, disse ele que tem 50 anos de carreira.

Leia também:

Startup Estadia Afetiva recebe aporte e parte para Europa

Recife ganha prêmio e torna-se a cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do país

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -