O Bairro do Recife, na área histórica da capital pernambucana, foi o local escolhido para sediar a universidade latino-americana Jala University, no Brasil. Com matriz nos Estados Unidos e braço da empresa boliviana de mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia Jalasoft, o centro universitário chega ofertando formação gratuita para jovens que tenham interesse em atuar na área de tecnologia, garantindo a inserção desses estudantes no mercado de trabalho.
Segundo o diretor de operações da Jala University, Stephan Filippo, a tradição do estado na área tecnológica mostra o quanto o setor é promissor. “Estamos cada vez mais inseridos no ambiente virtual e a tendência é que esse mercado só cresça nas próximas décadas. Então, o nosso objetivo é encontrar pessoas que verdadeiramente queiram aprender e desenvolver carreiras de sucesso como engenheiros de software”, afirmou.
A Jala University está abrindo 60 vagas para estudantes de todo o país. A oportunidade é para a primeira turma do curso de Engenharia de Software totalmente EAD, com início em 2023. Entre outros benefícios, os jovens selecionados receberão não apenas um diploma após a conclusão do curso, como também terão contratação garantida como engenheiros de software.
Podem concorrer às vagas estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio e tenham até 24 anos. De acordo com a universidade, a turma cursará uma extensa grade curricular e aulas ministradas por professores brasileiros e norte-americanos, seguindo padrões de qualidade das instituições de ensino internacionais.
Além de receberem uma bolsa de estudo integral, os estudantes selecionados ganharão um notebook de última geração para a realização da formação, que terá duração de quatro anos. Além das disciplinas voltadas para a área da Engenharia de Software, os alunos também terão aulas de inglês, permitindo o certificado de proficiência até o nível C2 (pleno domínio da língua), e um estágio garantido na área da indústria.
Após a formação, todos os egressos sairão com o diploma emitido pela Jala University, com peso internacional, e um contrato de trabalho de quatro anos para integrar a equipe de engenheiros de software da Jalasoft, de empresas de pesquisa e desenvolvimento ou de outros parceiros, com remuneração em dólar e seguindo as leis contratuais dos EUA.
“Como o trabalho será remoto, o profissional contratado poderá trabalhar de qualquer lugar no mundo e será incentivado a desenvolver sua carreira em empresas da área da tecnologia”, explicou Filippo.
Após a inscrição, haverá uma conversa informativa, teste de habilidades e atitudes, e um curso de admissão de quatro semanas, em turmas pequenas, do qual sairão os selecionados para a próxima fase.
“Após a finalização do curso de admissão, um profissional da psicologia entrevistará os candidatos selecionados para saber os motivos que os levaram até o curso. Queremos jovens que realmente estejam buscando isso, que estejam dispostos a mudar de vida através do estudo. Vamos tentar entender, nessa entrevista, se eles se encaixam no perfil que procuramos”, disse o recrutador da Fundación del Saber, Fernando Schimelfenig.
Finalizando o período de entrevistas e havendo a aprovação, os selecionados assinarão a carta de aceitação. O início das aulas acontece em janeiro de 2023. A previsão é que, a cada semestre, 60 novas oportunidades sejam abertas.
Para se candidatar à vaga é necessário que o aluno realize o pré-cadastro no site da Fundación del Saber aqui.