Empresas que buscam investir em inovação e criatividade, e tem como visão de futuro se associar a instituições de ensino superior podem apresentar projetos à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até 5 de setembro por meio do formulário eletrônico (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchWaE7BmbmHIxz1DneKB7K0ejHmYmYP5VTcsMo4gQJXSyZUQ/viewform). A chamada pública quer atrair propostas que tenham foco na maturação e desenvolvimento de startups no âmbito universitário.
As iniciativas selecionadas farão parte do Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo Tec), que vai disponibilizar infraestrutura, mentorias, capacitação e networking para que as ideias se transformem em negócios. Inovação em saúde e biotecnologia, Energia, petróleo e gás e biocombustíveis, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), economia criativa e cultura são áreas buscadas pela universidade nesse certame.
Podem se inscrever também aqueles que têm propostas para trabalhar com os setores de Materiais, nanotecnologia e fotônica, Engenharias e tecnologia 4.0, Meio ambiente, biodiversidade e água, Humanas, desenvolvimento social e urbano, Ciências do mar, oceanografia e risco ambiental.
Modalidades de projetos
A incubadora de empresas do Polo Tec vai apoiar até três tipos de modalidades de empreendimentos: projeto pré-incubado, startup incubada e startup associada. A UFPE vai considerar para a modalidade projeto pré-incubado as propostas de empreendimentos em fase de criação ou ideação.
Para a categoria startup incubada, são consideradas as propostas de empreendimentos em fase de validação do modelo de negócios ou de desenvolvimento e lançamento do mínimo produto viável (MVP) ou serviço no mercado. Como startup associada, consideram-se as propostas submetidas por pessoas jurídicas de pequeno e médio porte, em dia com suas obrigações legais, que tenham um modelo de negócio validado no mercado, que já tenham feito pelo menos uma venda e que queiram expandir suas operações e sua cartela de clientes.
Público-alvo mais amplo
Além das empresas que querem trabalhar com as organizações que já fazem parte do ecossistema da UFPE, a chamada do Polo Tec também está recebendo propostas de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), pesquisadores de pós-doutorado e egressos da instituição (graduação e pós-graduação stricto sensu) com até cinco anos de formados.
Confira abaixo as datas das etapas do processo de seleção
15/07 a 05/09 – Inscrições
12/09 – Divulgação dos projetos pré-selecionados
19/09 a 30/09 – Apresentação dos Pitchs
07/10 – Divulgação dos projetos selecionados após apresentação dos Pitchs
10/10 a 12/10 – Período de apresentação de recursos
17/10 – Divulgação dos projetos empreendedores selecionados após recursos
21/11 – Início do Programa de Incubação e Formação de Startups da UFPE
Outras informações pelo telefone ou WhatsApp (81) 2126.8959.