Por Juliana Albuquerque
Com a missão de incentivar o sistema de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Pernambuco, o Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife (SoftexRecife) chegou aos 27 anos de atuação com a meta de fechar 2021 com crescimento de 20% em seu número de associados.
Hoje, 238 empresas de tecnologia integram o ecossistema do centro, que foca nos pilares da integração, capacitação e certificação empresarial como ferramentas para apoiar a inserção competitiva e ampliar os resultados dos seus associados.
“Representamos as empresas e geramos valor pelo nosso ecossistema. Temos diversidade para networking, maior disponibilidade e riqueza de soluções para nossos clientes, parceiros e investidores. Estar conosco representa mais oportunidades e serviços”, afirma o presidente do SoftexRecife, Yves Nogueira.
De acordo com ele, essas características do SoftexRecife se mostraram ainda mais relevantes durante a pandemia da Covid-19, com aumento de 40% na base de associados entre janeiro de 2020 e maio deste ano, e são essenciais no atual cenário de retomada das atividades econômicas.
“A economia, a partir da vacinação, está demonstrando que pode ter uma recuperação até antes do esperado. Com nosso apoio, esperamos que novos empreendedores façam parte do nosso time, desenvolvendo o ecossistema”, diz Nogueira.
Ações como o Match Day e Match Sessions são apontadas como chaves para estimular o setor. Durante esses eventos, segundo ele, há possibilidade de um melhor desempenho e conectividade entre as empresas que procuram por produtos e serviços de base tecnológica e as que fornecem essas soluções, fomentando negócios.
Entre os anos de 2017 e 2021, o Softex Recife realizou mais de 120 eventos de conexão, entre Match Day e Match Sessions, onde mais de 70 empresas de diferentes segmentos puderam participar. “Isso gera uma conectividade maior entre os nossos membros e facilita os negócios, valorizando também o que é feito no nosso parque tecnológico, consolidando Recife como um grande centro de soluções”, destaca Yves Nogueira.