Percentual de usuários com cartões de bancos digitais cresce no Brasil

Por Juliana Albuquerque Com menos burocracia, zero anuidade e taxas de juros diferenciadas, as fintechs, startups que oferecem serviços financeiros por meio de plataformas digitais, vem ganhando espaço no cenário bancário do Brasil, principalmente quando se trata de cartões de crédito. Segundo levantamento do Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), enquanto o número de usuários […]

Por Juliana Albuquerque

Com menos burocracia, zero anuidade e taxas de juros diferenciadas, as fintechs, startups que oferecem serviços financeiros por meio de plataformas digitais, vem ganhando espaço no cenário bancário do Brasil, principalmente quando se trata de cartões de crédito.

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Segundo levantamento do Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), enquanto o número de usuários de cartão de crédito de bancos tradicionais caiu de 76% para 62%, queda de 14 pontos percentuais de 2019 para 2021, os bancos 100% digitais tiveram crescimento exponencial de 27 pontos percentuais. Eles passaram de uma adesão de 21% em 2019 para 41% na pesquisa atual.

Marcelo Haddad, head de produtos da Neon

“Esse crescimento é reflexo da aceleração da digitalização que já estava acontecendo no País, e que se intensificou devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, no ano passado. Devido ao lockdown, houve um aumento na procura por crédito e por serviços financeiros digitais sem taxas que auxiliassem principalmente a população desbancarizada”, avalia Marcelo Haddad, head de produtos da Neon, que atesta que só no ano passado, a fintech teve um aumento de 171% dos usuários ativos dos cartões em comparação a nossa base em 2019.

Segundo a CDNL, os motivos que levaram esses consumidores a optarem por essas novas empresas são variados: 63% mencionaram a possibilidade de economizar no pagamento de taxas de juros e anuidade, mas outro ponto crucial foi a questão do atendimento facilitado através de aplicativos e sem burocracia de atendimento presencial no banco, destacado por 58%. Além desses motivos, os entrevistados destacaram ainda a rápida aprovação do crédito (47%); o interesse em testar o novo modelo (35%); e o fato de o limite liberado ser maior (19%). 

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“Eu tinha três cartões de crédito de bancos tradicionais e cancelei tudo porque não suportava mais pagar anuidade e taxas absurdas de juros. Isso sem falar que nos bancos digitais, tudo se resolve de forma prática, em um clique, sem a necessidade de ter que ir a uma agência para resolver nada”, revela a farmacêutica Márcia Vasconcelos. Além dos cartões,ela utiliza outros serviços disponíveis nesse tipo de banco, como aplicação de poupança e conta corrente. “Inclusive, fiz até a portabilidade para receber meu salário por uma das minhas contas correntes digitais”, completa Vasconcelos.

A farmacêutica faz parte dos 42% dos brasileiros que declaram possuir conta bancária em bancos digitais em 2021, segundo estudo do Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan. A quantidade se aproxima dos 49% da população que é cliente de bancos tradicionais ou grandes instituições financeiras.

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