Tim ampliará cobertura 4G para PE até o fim de 2021

Da Redação Até o fim deste ano, Pernambuco será um dos seis estados do País, além do Distrito Federal, a contar com 100% de seus municípios cobertos com rede 4G. A implantação da infraestrutura faz parte do processo de expansão da Tim, que prevê implantar e ampliar 183 antenas, em 67 localidades do Estado, resultando em 23 novos […]

Da Redação

Até o fim deste ano, Pernambuco será um dos seis estados do País, além do Distrito Federal, a contar com 100% de seus municípios cobertos com rede 4G. A implantação da infraestrutura faz parte do processo de expansão da Tim, que prevê implantar e ampliar 183 antenas, em 67 localidades do Estado, resultando em 23 novos municípios cobertos pela tecnologia. Com o incremento, a operadora cresce em 23% a sua abrangência, no comparativo com o ano passado, e alcança a cobertura em todas as cidades pernambucanas.

- Publicidade -

Os dados foram apresentados em reunião realizada, nesta quarta-feira (14), entre o CEO da TIM, Pietro Labriola, e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara. “Pernambuco é um estado estratégico para a operadora, e nossa missão é levar até o fim deste ano a tecnologia 4G para todas as cidades do Estado. No Brasil, a retomada da economia passa também pela digitalização. Então a TIM quer mostrar toda essa potencialidade do Estado. Ao disponibilizarmos para os moradores do interior maior velocidade de transmissão de dados, estamos elevando a qualidade de vida e promovendo a inclusão digital, inclusive ajudando quem precisa da internet móvel para trabalhar e estudar, especialmente neste cenário de pandemia, em que a conectividade se tornou ainda mais essencial”, anunciou o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.

No encontro, a operadora destacou a campanha Quero 4G da TIM na Minha Cidade, que percorreu 33 municípios pernambucanos para ouvir da população os locais prioritários para ativação da rede 4G. A ação faz parte da meta da companhia de cobrir a totalidade das cidades até o fim deste ano. A campanha tem um braço digital, com a criação de site com enquete, postagens no Instagram e Facebook, e ações presenciais com carros de som e caminhão-vitrine da TIM. A proposta é dar autonomia e voz aos moradores, para que possam definir onde querem a rede em funcionamento, prioritariamente, de acordo com as características de cada local.

Para o governador de Pernambuco, a ampliação da rede 4G a todo o Estado vai ao encontro da necessidade de conexão que ganhou ainda mais destaque com a pandemia “Atualmente, trabalho, estudo e várias outras atividades precisam desse acesso, e o fato de todos os municípios terem essa oportunidade nos deixa muito felizes”, afirmou Paulo Câmara.

- Publicidade -

A TIM foi a primeira empresa a firmar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Anatel e o investimento vai permitir aumentar ainda mais a presença da operadora no Nordeste e universalizar a rede de quarta geração em Pernambuco. Serão mais 145 mil pernambucanos impactados diretamente com a universalização do 4G da TIM até o final de dezembro.

4G TIM no campo

A expansão do 4G no campo também foi pauta do encontro. Com grandes produtores rurais, principalmente no Vale do São Francisco, a demanda pelo uso de Internet das Coisas (IoT) no agronegócio tem crescido em Pernambuco e a TIM está atenta a este movimento. A empresa integra a ConectarAGRO – associação civil sem fins lucrativos que tem por objetivo levar conectividade acessível aos produtores de todo o país. Desde a sua fundação, em 2019, a associação tem investido forte na tecnologia de quarta geração no campo – desenvolveu um ecossistema de negócio fim-a-fim para promover a conectividade, cobrindo mais de 7 milhões de hectares. A previsão da TIM é chegar ao total de 13 milhões de hectares até o fim deste ano. São 218 cidades ou 50 mil propriedades, com mais de 575 mil pessoas conectadas, principalmente na faixa de frequência de 700MHz, com redes abertas e acessíveis, usando a mesma rede 4G disponível nas cidades.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -