Os números são impressionantes: por ano, são despejados nos oceanos 13 trilhões de toneladas de lixo. Essa sujeira dos mares representa um impacto de 100 bilhões de dólares a setores como o turismo, pesca e aquicultura.
O assunto será tema do MARLIM EXP evento do Instituto Água Sustentável (IAS), que será realizado no Recife, entre os dias 14 e 16 de novembro, no Cais do Sertão. O fórum se apresenta como uma resposta urgente e necessária diante do alarmante cenário global de poluição marinha.
Impacto da poluição
“O despejo indiscriminado de resíduos nos rios tem consequências ambientais e sociais alarmantes, culminando em um impacto direto nos oceanos. Para conservação dos oceanos é imperativo adotar medidas efetivas para conter a poluição nos rios e promover a conscientização sobre a importância da gestão responsável dos resíduos. Se não abordarmos esse desafio de forma enfática, enfrentaremos consequências irreversíveis, comprometendo a qualidade de vida das gerações presentes e futuras”, diz Everton de Oliveira, fundador e Diretor do Instituto Água Sustentável.
O MARLIM EXP busca catalisar ações efetivas para reverter essa situação crítica, reunindo palestras e debates com experts do Brasil e do mundo, apresentações de pesquisas inovadoras e experiências educativas e interativas para todas as idades.
O Instituto Água Sustentável (IAS), que promove o evento, é uma organização sem fins lucrativos com a missão de acabar com o mau uso da água e promover o desenvolvimento sustentável, econômico e social relacionado aos recursos hídricos. Com foco em questões ligadas à água, o instituo desenvolve projetos inovadores, promove eventos e investe em educação para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação e do uso eficiente desse recurso essencial.
Entre os nomes confirmados estão Everton de Oliveira (fundador e Diretor do Instituto Água Sustentável); José Luis Pizzorno (oceanógrafo, mestre em Ciências Ambientais e Florestais, que desenvolveu e coordenou diversos projetos de pesquisa e monitoramento de cetáceos na costa brasileira); Suzana Montenegro (diretora-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac); José Almir Cirilo (secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco), entre outros.
O MARLIM EXP conta o apoio da UFRPE, Xo Plástico, Green Girl, Apac, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Empetur, Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB, Instituto Oceanográfico – Universidade de São Paulo (IOUSP), Centro Cultural Cais do Sertão, EducaOcean, AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, UPE e RioMar Shopping.
Leia também:
Tanque se rompe e espalha melaço em pátio da Usina Caeté em Alagoas