
Soluções digitais de segurança baseadas em fibra óptica sensitiva e monitoramento remoto em tempo real serão apresentadas a gestores públicos durante o workshop Sociedade Inteligente e Segura (SIS), que acontece de 9 a 11 de abril, das 8h às 17h, no Auditório da Unifavip, em Caruaru (PE). A iniciativa promove o contato direto com tecnologias voltadas à proteção patrimonial e à segurança perimetral.
Idealizado pelo coronel Paulo Ramalho, da reserva da Polícia Militar de São Paulo e fundador da Slalom Consultoria e Treinamento, o evento conta com o patrocínio da Alfa Sense, empresa nacional especializada em sensoriamento óptico, que apresentará soluções como o Fence Lite MAX®, sistema certificado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE).
O evento busca promover a integração entre os setores público e privado, estimulando o protagonismo dos municípios na área da segurança. “A segurança sempre foi tratada no âmbito federal e estadual, mas percebemos há mais de dois anos que os municípios precisam assumir um protagonismo maior”, afirmou o coronel Paulo Ramalho.
Inscrições para o evento podem ser feitas pelo site:
https://lets.events/e/workshop-sociedade-inteligente-e-segura-sis-01-caruaru-9-4-25/
Tecnologia e integração para segurança inteligente
O sistema demonstrado pela Alfa Sense utiliza fibra sensível de até 4,8 quilômetros, com cobertura em 4 zonas de até 1,2 quilômetro cada, podendo operar a até 10 quilômetros de distância do local monitorado. Segundo Hamilton Luiz, CEO da empresa, os testes práticos com o novo equipamento permitirão aos participantes verificar a precisão de 100%, sem falsos positivos em campo.
A tecnologia é equipada com interferometria óptica de última geração e atende aos padrões exigidos para segurança pública. Por se tratar de uma solução exclusiva, sua aquisição pode ocorrer com dispensa de licitação, conforme o artigo 74 da Lei nº 14.133/21, mediante atestado de exclusividade.
“O objetivo é que os gestores compreendam, na prática, de forma simples, o valor agregado da tecnologia. Mostrando como a solução pode transformar a gestão pública, elevando o nível de segurança, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais e, assim, tornando a máquina pública mais eficiente para a população com ênfase na possibilidade de trazer inovação para o setor público”, afirma o CEO da Alfa Sense, Hamilton Luiz.
Leia mais: Provedores de internet são alvo de facções criminosas no Ceará