Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Câmara começa a analisar, nesta segunda (23), reforma enviada por João Campos

Antes mesmo de a reforma administrativa começar a tramitar na Câmara do Recife, o prefeito João Campos anunciou três nomes da sua equipe
A PCR enviou a reforma com 24 secretarias para análise da Câmara Municipal do Recife Foto: Divulgação/PCR
A PCR enviou a reforma com 24 secretarias para análise da Câmara Municipal do Recife Foto: Divulgação/PCR

A Câmara do Recife começa nesta segunda-feira (23) a analisar a reforma administrativa da Prefeitura do Recife (PCR), enviada pelo prefeito João Campos no último sábado (21). Na sessão desta segunda, será lida a mensagem e, também, votado o regime de urgência. A expectativa é que, se forem dispensados os prazos, a matéria seja aprovada até a próxima sexta-feira (27). Mas antes mesmo da análise da proposta, o gestor da capital pernambucana já começou a anunciar os nomes da sua equipe.

O projeto enviado para a Câmara por João Campos prevê uma estrutura de 24 secretarias, para, de acorddo com a mensagem enviada, “Com foco no aumento da eficiência de gestão e na melhora contínua da oferta de serviços à população”. 

Entre as mudanças sugeridas na proposta está a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, que tem por objetivo otimizar o diálogo entre órgãos e instituições municipais que atuam na organização do cotidiano urbano da cidade. Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da  Prefeitura do Recife (COP), a Guarda-Municipal do Recife (GMR), a Secretaria  Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Outra mudança  proposta na mensagem à Câmara do Recife é a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz. A estrutura, que integrava a antiga pasta de Segurança Cidadã, atuará de forma mais intensa na promoção de atividades que visam a inclusão, oferta de serviços no território e promoção de políticas integradas de diversas secretarias. A pasta irá abrigar políticas públicas como a rede Compaz, recentemente premiada pela ONU e adotada como referência pelo Governo Federal para outras cidades brasileiras. 

A Prefeitura do Recife também passará  a contar com as Secretarias  de Articulação Política e Social e Relações Institucionais, que foram desmembradas da antiga Secretaria de Governo, além da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude. As novas estruturas itêm como meta garantir mais capacidade de resposta e de entregas em conformidade com as demandas apresentadas à gestão municipal.

- Publicidade -

Primeiro  secretário da Câmara do Recife, Eriberto Rafael, disse que a reforma administrativa reflete o compromisso do prefeito reeleito João Campos em “buscar mais eficiência e modernização na administração pública”

“Nesta segunda-feira (22), faremos a leitura do projeto para iniciar o processo de tramitação na Casa. É nosso dever, como representantes do povo recifense, contribuir para que essa reestruturação seja um marco positivo no início da segunda gestão do prefeito, trazendo mais resultados concretos para seguir transformando o Recife”, destacou Eriberto Rafael.

Veja a estrutura do projeto enviado à Câmara

  Secretarias 

  • Secretaria de Educação
  • Secretaria de Saúde 
  • Secretaria de Infraestrutura
  • Secretaria de Assistência e Combate à Fome 
  • Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 
  • Secretaria de Turismo e Lazer
  • Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz
  • Secretaria de Ordem Pública e Segurança
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento
  • Secretaria de Administração 
  • Secretaria de Planejamento e Gestão
  • Secretaria de Articulação Política e Social
  • Secretaria de Relações Institucionais
  • Secretaria de Habitação
  • Secretaria da Mulher 
  • Secretaria de Esportes
  • Secretaria de Finanças
  • Secretaria de Cultura 
  • Secretaria de Meio Ambiente
  • Secretaria Transformação Digital, Ciência e Tecnologia
  • Secretaria de Projetos Especiais 
  • Secretaria de Direitos Humanos e Juventude 
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico
  • Secretaria de Saneamento

Órgãos de apoio e assessoramento:

  • Procuradoria
  • Controladoria

João Campos anuncia primeiros nomes

Antes da votação, o prefeito João Campos já começou a divulgar os nomes dos integrantes da segunda gestão. Em suas redes sociais ele comunicou que três nomes que já fazem parte da equipe continuarão na PCR. 

Fred Amâncio será, novamente, secretário de Educação. Já Pâmela Alves, que atualmente está como secretária-executiva na pasta da Saúde, assumirá a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Por fim, Gilberto Prazeres seguirá no comando do Gabinete de Imprensa.

João Campos anunciou Fred Amâncio, Pâmela Alves e Gilberto Prazeres para a sua equipe. Fotos: Divulgação

Havia dúvida se Fred Amâncio permaneceria no cargo, pois ele é servidor do Estado cedido à PCR. E o Executivo estadual havia determinado que todos os servidores cedidos teriam que retornar ao Estado em 31 de dezembro. 

Na Educação do Recife, Amâncio foi responsável por implantar um novo modelo de gestão na área e programas como o Embarque Digital, Recife no Mundo, Olimpíada de Matemática e o Primeiras Letras, entre outras ações. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, Fred Amancio foi secretário de Educação e de Saúde do Estado de Pernambuco, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Já Pâmela Alves é formada em Administração pela UFPE e pós-graduada em Gestão Pública pela UPE. Ela é servidora pública estadual e atualmente ocupa o cargo de secretária-executiva de Saúde no Recife, onde coordena os distritos sanitários do Recife. Pâmela também já foi secretária de Turismo e Lazer da cidade, onde descentralizou ações da pasta pelos bairros, atuou ainda como secretária-executiva coordenadora do Pacto Pela Vida, no Governo de Pernambuco, além entre outras funções.

O jornalista Gilberto Prazeres atuou como secretário-executivo de Imprensa no Governo de Pernambuco e acumulou passagens por veículos de rádio, TV, jornalismo digital e impresso. À frente do Gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife nos últimos anos, foi responsável pela criação e consolidação de ferramentas que facilitaram e democratizaram o acesso a informações, como a TV Conecta Recife.

Veja também:

João Campos se reelege no Recife

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -