Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Aninha da Ferbom é a primeira prefeita de Nazaré da Mata em 191 anos

Aninha da Ferbom (2ª da esq. para dir.) contou com a participação ativa da governadora Raquel Lyra na campanha Foto Divulgação
Aninha da Ferbom (2ª da esq. para dir.) contou com a participação ativa de Raquel na campanha Foto Divulgação

A Terra dos Maracatus viveu um momento único no último dia 6 de outubro. Pela primeira vez em 191 anos de história, a cidade de Nazaré da Mata, distante 68 quilômetros do Recife, será comandada por uma mulher. Com 10.102 votos, Aninha da Ferbom (PSDB) derrotou Pereira do Sindicato (PSB) por quase três mil votos de frente e comandará a sétima maior população da Mata Norte de Pernambuco. E a vitória teve outro dado expressivo. Ela venceu em todas as 128 seções eleitorais, distribuídas em 15 colégios eleitorais do município, o que fez a população dar a ela a alcunha na cidade de “rainha das urnas”.

Até a vitória, no entanto, a tucana teve que enfrentar duros ataques durante a campanha. Aninha foi alvo de uma onda de notícias falsas nas redes sociais, que questionava a sua capacidade para administrar o município.

Isso porque esta foi a primeira eleição que disputou. Aos 57 anos, ela terá, a partir de 1º de janeiro, que conciliar o comando do Executivo municipal, sua casa e o seu comércio, uma loja de material de construção, a Ferragens Bom Jesus (Ferbom), que ela incorporou ao seu nome de urna.

“Estamos escrevendo uma nova página na história da nossa cidade, com a gestão inédita e comprometida com todos. Agradeço a cada uma dessas mais de 10.000 pessoas que confiaram em mim. Agora irei trabalhar incansavelmente para fazer valer esta confiança, governando para todos, sem exceção. Vamos juntos botar em prática nossos projetos e construir um futuro que Nazaré merece”, destacou Aninha da Ferbom, ao celebrar a vitória.

Formada em história e administração de empresas, a futura prefeita chega ao cargo disposta a aplicar, na gestão pública, os conceitos que adota em sua empresa, para aumentar a eficiência do Executivo. Do mesmo partido da governadora Raquel Lyra, espera contar com parcerias do Estado para ajudar na sua administração em Nazaré da Mata.

- Publicidade -

Aninha e Raquel na campanha

E a afinidade com a governadora foi importante para a sua vitória. Raquel Lyra esteve presente em Nazaré da Mata, participando de atos de campanha e dando o seu respaldo à candidatura da companheira de partido. Esse apoio foi reforçado pouco depois da vitória nas urnas, quando Raquel Lyra recebeu Aninha no Palácio do Campo das Princesas, numa reunião que serviu para começar a alinhar as parcerias que virão a partir de janeiro.

Além do apoio da governadora, a vitória de Aninha foi construída com a ajuda do ex-prefeito Nado Coutinho, que governou o município por dois mandatos (2009-2013 e 2014-2017). Um dos principais articuladores da campanha, ele era o principal líder da oposição local e ocupa o cargo de gerente-geral da Casa Civil do Governo de Pernambuco.

Aninha chega à prefeitura a partir do dia 1º de janeiro de 2025 com a bagagem de uma empresária bem-sucedida e uma visão humanizada de gestão. Sua formação em história e administração, aliada à experiência empresarial, servirão de base para a sua gestão no município.

Carnaval, o primeiro desafio

E uma das suas principais missões será preparar Nazaré da Mata para a celebração do seu bicentenário, em 2033, em que ela poderá estar no cargo, caso seja reeleita para um segundo mandato. O desafio imediato, no entanto, será transformar a confiança dos moradores da cidade em ações concretas. Entre suas primeiras promessas está o retorno do Carnaval 2025 ao centro da cidade, potencializando o período carnavalesco na Terra dos Maracatus.

Veja também:

Maioria no eleitorado, só 28 mulheres foram eleitas prefeitas em Pernambuco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -