Nas capitais dos sete estados da região Norte, três candidatos à reeleição conseguiram garantir um novo mandato, inclusive o campeão do Brasil em votos proporcionais. O atual prefeito de Macapá, no Amapá, Dr. Furlan (MDB), obteve 85,07% dos votos válidos. O segundo colocado nesta categoria foi o prefeito de Maceió, que conseguiu 83,26%. Os outros dois vencedores das capitais da região Norte foram Tião Bocalom (Rio Branco) e Artur Henrique (Boa Vista). Em Belém, Manaus, Porto Velho e Palmas, os eleitores votarão às urnas no dia 27 de outubro, data marcada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dr. Furlan (MDB) é reeleito prefeito de Macapá no 1º turno
O atual prefeito Dr. Furlan (MDB) venceu a eleição em primeiro turno e se reelegeu para a prefeitura de Macapá, no Amapá. Com 69,38% das urnas apuradas, ele já podia ser considerado vencedor com 84,58% dos votos válidos. Em segundo lugar, Paulo Lemos (Psol), tinha 10,15% dos votos.
Antônio Paulo de Oliveira Furlan nasceu em 9 de julho de 1973 na cidade de San José, na Costa Rica, quando os pais se mudaram do Brasil para estudar. Pela legislação brasileira, é considerado brasileiro, já que a lei prevê que filhos de pais brasileiros que estudam ou trabalham no exterior permanecem com nacionalidade brasileira.
Em 2020, foi eleito prefeito da capital do Amapá com 55,67% dos votos válidos. No Legislativo estadual, foi deputado por três mandatos consecutivos, iniciados em 2011. O vice-prefeito eleito para acompanhá-lo neste mandato é o empresário Mario Neto (Podemos).
Tião Bocalom é reeleito no 1º turno em Rio Branco
O atual prefeito Tião Bocalom (PL) foi reeleito em primeiro turno para a Prefeitura de Rio Branco, no Acre. Com 100% das urnas apuradas, o candidato somou 54,82% dos votos, contra 34,77% de Marcus Alexandre (MDB), o segundo mais votado.
Professor de matemática, Tião Bocalom, de 71 anos, também já foi prefeito da cidade de Acrelândia e secretário estadual de agricultura do Acre. O vice-prefeito eleito em sua chapa é o servidor público Alysson Bestene (PP).
Arthur Henrique se reelege no 1º turno em Boa Vista
O candidato Arthur Henrique (MDB) venceu no primeiro turno a disputa para a prefeitura de Boa Vista, em Rodônia. Com 100% das urnas apuradas, o atual prefeito somou 75,18% dos válidos em sua busca pela reeleição, contra 22,81% de Catarina Guerra (União), a segunda colocada.
Arthur Henrique Brandão Machado nasceu em 19 de agosto de 1981 em Boa Vista. Em 2020, foi eleito prefeito da capital de Roraima com 85% dos votos. Em 2016, foi eleito vice-prefeito em coligação que obteve 79% dos votos, sendo este o primeiro cargo político eletivo que ocupou.
Ainda em seu estado, trabalhou no serviço público municipal, assumindo, em 2013, a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e, em 2019, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O vice-prefeito eleito em sua chapa foi o tenente-coronel do Exército Marcelo Zeitoune (PL).
Belém terá 2º turno entre Igor Normando (MDB) e Eder Mauro (PL)
Os candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições em Belém do Pará. Com 100% das urnas apuradas, Normando teve teve 44,89% dos votos válidos, contra 31,48% de Eder Mauro.
Em seu segundo mandato como deputado estadual, Igor Normando, de 37 anos, já foi vereador da capital paraense por dois mandatos, tendo iniciado o primeiro deles com apenas 24 anos. O candidato é primo do governador Helder Barbalho e foi secretário da cidadania em sua administração, entre 2023 e 2024. O vice-prefeito em sua chapa é o empresário Cássio Andrade (MDB).
Delegado da Polícia Civil do Pará, Eder Mauro, de 63 anos, está em seu terceiro mandato como deputado federal. Na Câmara dos Deputados, integra o grupo conhecido como “bancada da bala” e se identifica nas redes sociais como líder desse grupo na Região Norte. Concorre como vice-prefeita em sua chapa a sua nora e médica anestesiologista Dra. Tatiane, casada com seu filho, o deputado estadual Rogério Barra (PL-PA).
Manaus terá 2º turno entre David Almeida e Capitão Alberto Neto
Os candidatos David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) vão disputar o segundo turno das eleições em Manaus. Com 96,05% das urnas apuradas, Almeida teve 32,08% dos votos válidos, contra 25% de Alberto Neto e 19,14% de Amon Mandel (Cidadania), que ficou em terceiro lugar.
David Almeida, de 55 anos, é o atual prefeito de Manaus e busca a reeleição. Ele já foi deputado estadual em três mandatos e chegou a assumir interinamente o governo do Amazonas quando era presidente da Assembleia Legislativa e o governador e o vice da época tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O vice-prefeito eleito em sua chapa é o empresário Renato Júnior (Avante), que substituirá o atual vice-prefeito Marcos Rotta, que já estava em seu segundo mandato de vice-prefeito.
O deputado federal Capitão Alberto Neto tem 42 anos e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Ele é oficial da Polícia Militar do Amazonas e tem pós-graduação em gestão pública e ciências jurídicas. A candidata a vice-prefeita em sua chapa é Maria do Carmo (Novo).
Porto Velho: Mariana Carvalho (União) e Léo (Podemos) vão ao 2º turno
Os candidatos Mariana Carvalho (União) e Léo Moraes (Podemos) vão disputar o segundo turno das eleições para a prefeitura de Porto Velho, em Rondônia. Com 94,75% das urnas apuradas, a deputada do União Brasil liderou a votação, com 44,29% dos votos válidos, seguida do concorrente do Podemos, com 25,89%. Célio Lopes (PDT) ficou em terceiro, com 11,69%.
A deputada federal Mariana Carvalho é médica, bacharel em direito, tem 38 anos e nasceu em São Paulo. Ela está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados e também já foi vereadora em Porto Velho. A candidata tem o apoio do prefeito Hildon Chaves (União), que não pode mais se reeleger porque já está em seu segundo mandato. O vice-prefeito eleito em sua chapa é Pastor Valcenir (PL), da Igreja Missionária Unida do Brasil.
Léo Moraes é formado em Direito, tem 34 anos e iniciou sua carreira política em 2012, como vereador de Porto Velho. Em 2014, foi eleito deputado estadual e, dois anos depois, concorreu a prefeito de Porto Velho pela primeira vez, chegando ao segundo turno. Em 2018, foi eleito deputado federal. A candidata a vice-prefeita em sua chapa é a advogada Magda dos Anjos.
Janad Valcari e Eduardo Siqueira disputarão 2º turno em Palmas
Os candidatos Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vão disputar o segundo turno das eleições em Palmas. Com 97,14% das urnas apuradas, a pleiteante do PL teve 39,21% dos votos válidos, contra 32,29% do adversário do Podemos. Professor Junior Geo (PSDB), que tinha apoio da atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), estava em terceiro lugar, com 28,13%.
Janad Valcari, de 40 anos, é deputada estadual, advogada e ex-sócia do grupo musical Barões da Pisadinha. Ela iniciou sua carreira política em 2020, quando foi eleita vereadora e chegou a presidir a Câmara Municipal de Palmas em seu mandato. O vereador Pedro Cardoso (Republicanos) é o candidato a vice-prefeito em sua chapa.
José Eduardo Siqueira Campos, de 65 anos, já foi prefeito de Palmas, entre 1993 e 1997, e senador do Tocantins, entre 1999 e 2007. Antes disso, foi deputado federal por dois mandatos, e, atualmente, é deputado estadual. O vice-prefeito que concorre em sua chapa é o Pastor Carlos Eduardo (Agir).
Leia mais: Nas capitais do Nordeste, o avanço da centro-direita