Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Eleições acontecem de forma tranquila no país. Acompanhe os resultados

Principais irregularidades do 1º turno das eleições deste domingo (6) foram boca de urna (3.401), fixação de faixas e cartazes (230) e distribuição de panfletos (207)
Eleições municipais outubro 2024
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Mais de 155 milhões de eleitores votaram neste domingo (6) para eleger prefeitos e vereadores em 5.569 municípios. Os resultados podem ser acompanhados em tempo real no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através deste link.

“Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde 8 horas da manhã, no horário de Brasília. Nós temos um número bem significativo de presença, temos praticamente nenhuma mudança nem de urna, que é uma situação normal, 0,3% de urnas substituídas por outras urnas”, afirmou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, em entrevista coletiva para a imprensa no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE.

A ministra relatou que o temor de que eleitores da Região Norte tivessem dificuldade de chegar às urnas, em razão dos rios secos, não se confirmou. “Aquilo que a gente temia, principalmente no Norte, por ausência de estradas, não se confirma. Conseguimos que os eleitores estejam comparecendo”, disse.

O TSE divulgou o número de ocorrências registradas durante a votação em todo o país. O aplicativo Pardal, ferramenta oficial do TSE, recebeu 5.795 denúncias durante todo o primeiro turno das eleições municipais.

As principais irregularidades foram boca de urna (3.401), fixação de faixas e cartazes (230) e distribuição de panfletos (207).

- Publicidade -

Ausências e prisões

Boletim divulgado pelo TSE informou que 2 milhões de eleitores justificaram a ausência por meio do aplicativo E-título, até as 13h.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a prisão de 68 eleitores e a apreensão de 12 armas, também até as 13h deste domingo. As forças policiais prenderam ainda 5 candidatos. Ao todo, foram registradas 274 ocorrências. 

Urnas quebradas

Até as 15h30, 2.651 urnas eletrônicas foram substituídas, número equivalente a 0,5% do total de equipamentos.

O TSE também informou que uma seção eleitoral registrou votação manual.

A substituição de urnas eletrônicas defeituosas é esperado pela Justiça Eleitoral, que já prepara equipamentos reserva para serem colocados em operação de imediato.

Justificativas

De acordo com o TSE, foram enviadas ao sistema da Justiça Eleitoral 2,4 milhões de justificativas de ausência na votação por meio do aplicativo e-Título. A plataforma também recebeu 10,4 milhões de consultas do local de votação.

Segundo turno das eleições

O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Leia mais: Nas capitais do Nordeste, o avanço da centro-direita

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -