O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (5) nova rodada da pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura do Recife. É o primeiro levantamento feito após o início da propaganda eleitoral de rádio e televisão. O prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), oscilou negativamente dentro da margem de erro e passou de 76% para 74% das intenções de voto. Em sentido contrário, o candidato do PL, Gilson Machado, cresceu três pontos e chegou a 9%.
Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSOL) não tiveram alteração em seus percentuais, ficando, respectivamente, com 5% e 4% das intenções de voto. Ludmila (UP), que não havia pontuado, apareceu com 1%. Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO). Brancos e nulos somaram 4% e não souberam ou não responderam ficaram em 2%.
O Instituto Datafolha ouviu 910 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 3 e 4 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-05223/2024.
João é o menos rejeitado
O levantamento também mediu a rejeição aos candidatos. Nesse quesito, Gilson Machado foi o mais citado, passando de 34% em agosto para 39% agora. Ludmila (UP) vem em segundo nesse item, passando de 39% para 35%, ficando à frente de Daniel Coelho, que passou de 28% para 32%. Já Tecio Teles oscilou negativamente de 31% para 29%, assim como Victor Assis que passou de 30% para 28%.
Simone Fontana oscilou de 26%, em agosto, para 27%. Candidata do PSOL, Dani Portela oscilou de 25% para 26%, agora.
O menos rejeitado é o prefeito e candidato à reeleição, João Campos, que oscilou um ponto percentual, passando de 7% em agosto para 8% agora. Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum foi a opção de 3% dos entrevistados, enquanto outros 2% rejeitam todos ou não votaria em nenhum. Não souberam responder no quesito rejeição, 6% dos ouvidos.
Veja também: