
O Diário Oficial de Pernambuco (DO) trouxe, na sua edição desta quinta-feira (27), uma série de nomeações políticas, que envolvem ex-prefeitos e ex-vereadores e, também, as primeiras indicações do Avante, o novo partido aliado da governadora Raquel Lyra. Um fato chamou a atenção por um detalhe: as nomeações dos novos quadros da Ilha de Fernando de Noronha foram feitas antes mesmo de o nome do novo administrador do arquipélago ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. E mais, a indicação com o nome do novo administrador só chegou à Alepe no início da noite desta quinta.
As nomeações para o Arquipélago de Fernando de Noronha pegaram a Alepe de surpresa. Os deputados ainda aguardavam o ofício com a indicação do advogado Virgílio Oliveira, filho do deputado federal Waldemar Oliveira e sobrinho do presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira. Ele ainda terá que ser sabatinado na Casa de Joaquim Nabuco para poder assumir a função. Aos 27 anos, atuava como assistente jurídico do Tribunal de Justiça de Pernambuco e disse nunca ter ido à ilha.
No entanto, apesar de a sabatina ainda não ter data marcada para ocorrer, sete nomes que farão parte da nova gestão da ilha foram publicados no Diário Oficial desta quinta. O fato incomodou parte dos deputados, que classificaram de “falta de respeito com o Legislativo”, pois já dá como certa a aprovação do nome pela Casa antes mesmo da sabatina.
Com a chegada do documento à Casa, é possível que a sabatina ocorra nos próximos dias. O nome deve ser aprovado, mas, em reserva, alguns deputados temem “alguns votos contrário”. Geralmente os nomes são aceitos por unanimidade.
Também na mesma edição do DO, quase dois meses depois de nomear 37 aliados que ou deixaram as prefeituras em 31 de dezembro ou saíram derrotados nas eleições de outubro, o Governo do Estado publicou uma relação de 13 aliados nomeados em cargos lotados na Casa Civil. Nesta nova lista estão 4 ex-prefeitos, 3 ex-prefeitos, 1 ex-vereador, 1 ex-candidato a prefeito derrotado, 3 candidatos a vereador também derrotados e uma outra nomeada como assistente técnica.
A relação apresenta duas curiosidades. Ex-prefeito de Camocim de São Félix, no Agreste, José Geovane Bezerra é pai do ex-prefeito Giorge Bezerra, que fazia parte da primeira lista de nomeados, no final de janeiro. Outro dado interessante tem a ver com o município de Feira Nova, município do Agreste do Estado, a 77 quilômetros do Recife. Na mesma lista estão dois adversários: o ex-prefeito Danilson Gonzaga e o candidato derrotado da oposição, Bruno Chaves.
Veja a relação dos nomeados :
- José Geovane Bezerra – Ex-prefeito de Camocim de São Félix e pai do ex-prefeito Giorge Bezerra, que integra a assessoria especial;
- Nelson Sebastião – Ex-prefeito de Santa Maria do Cambucá;
- Marco Barreto – Ex-deputado e ex-prefeito de Joaquim Nabuco;
- Danilson Gonzaga – Ex-prefeito de Feira Nova e sobrinho do atual prefeito Joel Gonzaga;
- Bruno Chaves – Ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Feira Nova pelo PSDB;
- Tonhão – Ex-candidato a prefeito de Água Preta pelo PP em 2024;
- Neto Cavalcanti – Ex-vice de Noé Magalhães. Ambos foram cassados em Água Preta;
- Claudeilson Oliveira – Ex-vice-prefeito e ex-candidato a vereador de Paranatama;
- Luciano Júnior – Ex-vice-prefeito e ex-vereador de Palmares;
- Professor Thiago – Ex-candidato a vereador do Recife pelo PSD;
- Renato Sandre – Candidato a vereador pelo Agir, em Goiana;
- Galego de Tonho – Ex-candidato a vereador de Taquaritinga do Norte;
- Rosângela Lopes da Silva – assistente técnica.
Todos tiveram as nomeações publicadas na edição desta quinta-feira (27), mas com data retroativa a essa quarta-feira (26).
Veja também:
Raquel convoca time de 22 ex-prefeitos de olho em 2026
Raquel nomeia uma nova leva de 15 políticos sem cargos