
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) aprovou, nesta terça-feira (25), a Resolução nº 486/2025, que determina a realização de eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Goiana, localizado na Zona da Mata Norte. A nova votação ocorrerá em 4 de maio, um domingo, das 8h às 17h.
A necessidade da eleição suplementar decorre do indeferimento do registro de candidatura de Eduardo Honório Carneiro (União Brasil), reeleito prefeito nas Eleições 2024. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a impugnação da chapa por considerar que a reeleição configuraria um terceiro mandato consecutivo, o que não é permitido pela legislação eleitoral.
Regras para votação e participação partidária
De acordo com a resolução, estarão aptos a votar os eleitores que se cadastraram no município até 4 de dezembro de 2024, 151 dias antes do pleito. Aqueles que emitiram o primeiro título ou solicitaram transferência de domícilio após essa data não poderão participar desta votação, apenas das eleições gerais de 2026.
Os partidos e federações interessados em disputar o pleito devem ter seus estatutos registrados no TSE até 4 de novembro de 2024, respeitando o prazo de seis meses antes da eleição. Da mesma forma, os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito devem ter domícilio eleitoral em Goiana até essa data.
O cronograma eleitoral prevê o início das convenções partidárias a partir de 10 de março, enquanto a propaganda eleitoral começará em 25 de março. Após a proclamação dos eleitos, a diplomacão da nova chapa está prevista para até 2 de junho.
Cenário político em Goiana
Até o momento, dois nomes se apresentam como pré-candidatos: o prefeito interino Eduardo Batista (Avante) e o ex-vice-prefeito Marcílio Régio (PP). Ambos articulam alianças para a disputa, que definirá o novo comando do executivo municipal de Goiana.
Veja também:
Reeleito em Goiana, prefeito Eduardo Honório tem registro cassado pelo TSE