Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Nordeste atrai líderes políticos na disputa do 2º turno

Nesta semana, o presidente Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o prefeito reeleito do Recife, João Campos, reforçaram palanques de aliados
O presidente Lula, oJair Bolsonaro e o prefeito João Campos participaram de campanhas nas capitais do Nordeste esta semana
Presidente Lula, Jair Bolsonaro e João Campos participaram de campanhas nas capitais do Nordeste esta semana

Com 43,3 milhões de eleitores, o que representa 27% do total do Brasil, só perdendo para o sudeste em relação ao eleitorado, o Nordeste foi a vedete da campanha eleitoral do segundo turno esta semana. Três das quatro capitais da região em há disputa de uma nova etapa receberam os dois principais adversários na política nacional e houve espaço, até para o prefeito reeleito do Recife João Campos (PSB) testar a sua popularidade para além de Pernambuco.

Nessa quarta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) casou uma agenda administrativa no Nordeste com o reforço à candidatura à Prefeitura de Natal (RN) de Natália Bonavides (PT). Os dois chegaram de mãos dadas para um grande comício que lotou a Avenida Paulistana, Zona Norte de Natal. Em seu discurso, Lula destacou a força política da campanha de Bonavides e disse que ela terá as portas abertas no governo Federal.

Presidene Lula esteve em Natal para apoiar a candidatura de Natália Bonavides, no 2º turno Foto Divulgação

“Ela está dando um show de competência e inteligência (na campanha). Ela (Natália) não vai precisar bater na porta da Presidência da República, a porta estará escancarada”, destacou o presidente Lula.

Vencedor no Nordeste em 2022, O presidente disse, ainda que Natália Bonavides é a “melhor criatura política que este estado produziu nos últimos anos”. Ele ressaltou a representatividade feminina na política, e a importância de Natal eleger uma prefeita mulher.

“A mulher brasileira não pode mais ser tratada como se fosse um sexo fraco. (..). Ela quer fazer história. (…) A eleição de uma Natália representa exatamente uma guinada no comportamento político da sociedade brasileira e da sociedade Natal. E a eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar”.

- Publicidade -
Ex-presidente Bolsonaro esteve em João Pessoa paraapoiar o seu ex-ministro Marcelo Queiroga Foro instagram

Nesta quinta-feira foi a vez de o ex-presidente Jair Bolsonaro vir ao Nordeste reforçar o palanque de um aliado, o ex-ministro da Saúde durante a pandemia Marcelo Queiroga, que disputa o comando de João Pessoa (PB). Em aproximadamente seis horas de visita, o ex-presidente participou de uma carreata que percorreu 14 bairros da capital paraibana.

Em um dos momentos, ele fez uma parada no Estádio Almeidão, onde fez um discurso em que pediu votos para Queiroga e prometeu se candidatar à Presidência da República em 2026, caso consiga reverter a inelegibilidade.

“Apesar de inelegível, em 2026 estarei de volta”, afirmou o ex-presidente, provocando entusiasmo entre seus apoiadores.

João Campos em 3 estados no Nordeste e Norte

Prefeito reeleito no Recife, João Campos (PSB) foi o primeiro a fortalecer uma candidatura de um aliado no Nordeste. Na última terça-feira (15), desembarcou em Fortaleza (CE) para ato de campanha ao lado de Evandro Leitão (PT), que está tecnicamente empatado com André Fernandes (PL). O convite partiu da campanha do petista, apostando que a popularidade de Campos pode ajudar Leitão a atrair o eleitorado mais jovens, seguidores do prefeito de Recife.

Reeleito no Recife, João Campos esteve em Fortaleza para reforçar Evandro Leitão (PT) Foto: Reprodução de vídeo

Com 2,7 milhões de seguidores, o prefeito recifense tem mais de 40 mil na capital cearense. Deputado estadual, Evandro, 57 anos, tem 122 mil em todo o Estado, contra 2 milhões do seu adversário de 26 anos, um dos líderes bolsonaristas e segundo deputado federal mais votado do Nordeste. Numa disputa acirrada, a ida de João Campos pode representar um gás final ao candidato do PT.

A popularidade que o prefeito socialista conquistou nas redes sociais o levará a outros dois estados na próxima semana, numa estratégia tratada com o presidente Lula, durante passagem por Brasília. Ele vai a Natal, capital do Rio Grande do Norte, para defender a candidatura de Natália Bonavides, que tem um duro confronto e já recebeu a visita de Lula. Natália tem 215 mil seguidores, contra 43,4 do adversário Paulinho Freire (União).

Atendendo também a um pedido da família Barbalho, o prefeito do Recife também subirá no palanque Igor Normando (MDB), que disputa o segundo turno em Belém (PA) contra o Delegado Éder Mauro (PL) e lidera com boa vantagem. Assim como em Fortaleza, Igor tem 122 mil seguidores na Instagram, contra 277 mil do seu adversário, o Delegado Éder Mauro (PL). Por isso, a presença do líder recifense e seu domínio nas redes sociais podem fazer a diferença em favor do candidato do MDB.

Veja também:

Nordeste vê crescimento do centrão e 4 prefeitos eleitos com mais de 70%

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -