Gleisi Hoffmann recebe título de Cidadã Recifense

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann receberá homenagem nesta quinta na Câmara do Recife por uma proposição da vereadora Liana Cirne
Gleisi Hoffmann recebe o título de Cidadã Recifense numa proposição de Liana Cirne Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Gleisi Hoffmann recebe o título de Cidadã Recifense numa proposição de Liana Cirne Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Recife terá uma nova cidadã, a partir desta quinta-feira (27). Em sessão solene às 18h na Câmara do Recife, a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann receberá o título de Cidadã Recifense, numa proposição da vereadora Liana Cirne. Ela integra a lista de 24 personalidades as quais os vereadores ofereceram homenagem apenas este ano.

Aprovada em 20 de maio passado, a homenagem estava baseada em uma justificativa de duas páginas e meia, em que a vereadora Liana Cirne lista a trajetória de Gleisi desde o movimento estudantil até a chegada ao comando do PT.

Gleisi e o Recife

No texto, no entanto, Liana não deixa clara a ligação com o Recife os os serviços prestados à Capital Pernambucana que justifique a homenagem a Gleisi Hoffmann.

“Gleisi Hoffmann tem uma forte conexão com a cidade do Recife. Recentemente, esteve pessoalmente na cidade para participar de uma reunião de articulação para as próximas eleições, em razão da importância da capital pernambucana para a política nacional. Durante sua visita, concedeu entrevista coletiva onde expressou seu apoio ao Governo do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e expressou a relevância de estreitar a parceria de sucesso em nível nacional, entre PT e PSB”, diz um trecho do texto.

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann esteve no Recufe para debater a estratégia eleitoral no Recife Foto Divulgação

Eu outra parte, destaca a presença da petista na filiação do pré-candidato da sigla em Jaboatão dos Guararapes.

- Publicidade -

“Além disso, Hoffmann participou de um evento de filiação de Elias Gomes ao PT, que ocorreu na Faculdade Metropolitana, localizada no bairro de Piedade. Além, também, de participar de dois seminários com os temas, “Conjuntura Política e Desafios do PT em Pernambuco” e “O Governo Lula e as Mulheres no Brasil”, que foram realizados no Hotel Jangadeiro, localizado em Boa Viagem, no Recife”, acrescentou a vereadora Liana Cirne.

Debate na Câmara

Líder petista e com uma atuação combativa na defesa do partido e do presidente Lula, Gleisi é alvo de ataques dos adversários no cenário político nacional. E isso pôde ser visto nos debates da Câmara do Recife. Um dia após a aprovação da matéria, o líder da oposição, Alcides Cardoso (PL), disse não ter votado no “tremendo absurdo” que ocorreu na Casa.

“A Câmara Municipal do Recife foi exposta. A dirigente do partido que é símbolo do maior esquema de corrupção da história do Brasil não preenche os requisitos para receber o Título de Cidadã do Recife”, disparou o integrante do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, acrescentando que o regimento interno da Casa foi rasgado.

Ele foi contestado pelos vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Osmar Ricardo (PT).  “Eu consultei o Departamento Legislativo da Casa, perguntei se o Projeto tinha tido algum vício de iniciativa, vício no processo legislativo e se as Comissões fizeram as devidas reuniões. E, principalmente, se o projeto foi aprovado democraticamente ou não por essa Casa”. Disse Rinaldo Junior.

Em seu discurso, Osmar Ricardo fez menções ao que foi dito por Cardoso, como a alegação de que a Câmara teria sido exposta publicamente por homenagear a dirigente petista. “Ela é uma autoridade nacional. Ela, Alexandre de Moraes e outros de que Vossa Excelência falou aqui. Eu quero dizer que eles podem receber o Título de Cidadão Recifense”.

Homenagens

A homenagem a Gleisi é a 24ª deste tipo apenas este ano na Câmara do Recife. Na lista de pedidos para a concessão do título de Cidadão Recifense há representantes de vários segmentos da sociedade. Há o pré-candidato a prefeito do Recife pelo Novo, Técio Teles, o promotor Maviael Souza, a professor ativista transsexual Dayanna Louise dos Santos e o jornalista e apresentador Léo Dias.

Veja também:

Gleisi Hoffmann tenta explicar polêmica com Moraes e Justiça Eleitoral

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -