Humberto costura vice de João Campos

O ano eleitoral já bateu à porta, mas uma das principais questões ainda não reveladas passam pela escolha de quem ocupará a vaga de candidato ou candidata a vice-prefeitura do Recife. Hoje, Isabela de Roldão (PDT) é a vice-prefeita do prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição com ampla vantagem, segundo os principais institutos de […]
O PT do senador Humberto Costa pleiteia a vaga de vice na candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), nas eleições municipais de 2024. Foto: Reprodução/ Twitter.

O ano eleitoral já bateu à porta, mas uma das principais questões ainda não reveladas passam pela escolha de quem ocupará a vaga de candidato ou candidata a vice-prefeitura do Recife. Hoje, Isabela de Roldão (PDT) é a vice-prefeita do prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição com ampla vantagem, segundo os principais institutos de pesquisas de opinião. 

Porém, na atual conjuntura política e eleitoral, quem pleiteia a vaga é o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o senador Humberto Costa (PT), vice-presidente nacional da sigla e coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT para 2024, seu partido tem um histórico na capital pernambucana que legitima o desejo pela vaga. 

- Publicidade -

Humberto relembrou que em 1992 e 1996 o PT disputou a eleição; em 2000 e 2004, com João Paulo (PT); e em 2008, com João da Costa (PT), venceu os pleitos. Também lembrou de outras disputas nem tão exitosas, como 2012, 2016 e 2020, onde a legenda saiu derrotada. Porém, é fato que o PT tem uma densidade eleitoral concreta e real no Recife. 

“Deve ser interessante para o PSB ter o PT também”, disse Humberto. O senador ainda lembrou que além da forte presença da militância, o PT tem um tempo de TV considerável na propaganda eleitoral gratuita, que deve ser considerado um fator de peso para a formação de alianças em 2024.

Humberto considerou que o partido tem quadros a oferecer para um ingresso na chapa liderada pelo prefeito João Campos, tais como: Mozart Sales, que já foi vereador do Recife e hoje ocupa cargo no Governo Federal; ou como a vereadora Liana Cirne. “Tudo será colocado na hora certa”, revela.

- Publicidade -

A vice de João Campos interessa muito a qualquer partido porque na possibilidade de ser reeleito, o prefeito do Recife se credencia para disputar, em 2026, o Governo de Pernambuco contra a governadora Raquel Lyra (PSDB). Nesse caso, a sua ou o seu vice assumiria, em tese, a Prefeitura do Recife depois que o socialista deixasse o cargo.

Aliás, a disputa pelo Governo de Pernambuco também nunca foi descartada por Humberto Costa. Mas, o contexto de 2026 passa por 2024. E o momento atual é de fazer os ajustes necessários para o ano que vem.

Atualmente, dentro do Governo Lula 3, o PSB de João Campos, ocupa a vice-presidência da República, com Geraldo Alckmin, que ainda desempenha o papel de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O PSB também tem o Ministério da Justiça, com Flávio Dino (que vai assumir a vaga do STF em fevereiro). Os socialistas ainda tem como Secretário Nacional de Segurança Pública, o ex-deputado federal por Pernambuco e correligionário, Tadeu Alencar.

Por isso, é compreensível que o PT deseje este lugar de vice de João Campos tendo em vista sua densidade eleitoral frente aos pedetistas. 

Afinal, em 2026, o próprio Humberto concluirá sua segunda sequência de 8 anos como senador. Humberto tem a confiança socialista, a dos petistas e de Lula. Por isso, Humberto se coloca como um dos principais articuladores dessa conjuntura que envolve as eleições recifenses e alianças políticas nacionais. Como faz desde os tempos de Eduardo Campos no Governo de Pernambuco, Humberto ajuda na construção da aliança PT/PSB, mas é justo que requisite seu próprio espaço.

Pernambuco

Em Pernambuco, o PT pretende eleger até 12 prefeitos no Estado, mas esse número poderia chegar a 15. Agora, existem novas candidaturas a serem consideradas como fortes eleitoralmente, como no município de Paulista, com Yves Ribeiro, e no Jaboatão dos Guararapes, com Elias Gomes, ambos recém-filiados ao Partido dos Trabalhadores. 

A reeleição de Márcia Conrado na cidade de Serra Talhada também é prioridade para o partido. Em Caruaru, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) é a pré-candidata do PT. 

Em Olinda, a tendência é que os petistas devem caminhar junto com Luciana Santos, do PCdoB, caso ela deixe o ministério da Ciência e Tecnologia para ser candidata a prefeita. Nesta cidade, o PT lançou a pré-candidatura do vereador Vinicius Castello, que pode chegar até mesmo ser candidato a vice-prefeito.

Nacional

Com 11 candidaturas estabelecidas no cenário nacional (podendo chegar até 15), o PT  já definiu que não terá postulante próprio, em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a legenda enfrenta problemas para indicar o vice, assim como no Recife. 

Em São Paulo, a vaga na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) está garantida, mas a lista de possibilidades inclui a professora Ana Estela Haddad, mulher do ministro Fernando Haddad (Fazenda), e até mesmo a ex-prefeita Marta Suplicy. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes também enfrenta resistência de colocar o PT na vice. 

Para Humberto, a Região Norte talvez seja a de pior possibilidade de penetração petista para o próximo ano. Porém, mesmo encontrando um nível de polarização – direita/esquerda – mais claro na Região Sul existe uma perspectiva de crescimento maior do partido. 

Refinaria

O senador Humberto Costa (PT) e a senadora Teresa Leitão (PT) visitaram, a Refinaria Abreu e Lima, em Suape. Foto: Ascom/Divulgação

O senador Humberto Costa disse que está tudo pronto para receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Refirnaria Abreu e Lima, no complexo de Suape. Uma vez cancelada, no último trimestre de 2023, a ida de Lula à refinaria deve acontecer no início de 2024.

Humberto Costa (PT) e a senadora Teresa Leitão (PT) estiveram acompanhados do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PT), e Elias Gomes, do PT, que vai disputar a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em 2024, também participou do encontro, que aconteceu em dezembro deste ano.

Lideranças como a deputada estadual Rosa Amorim (PT) e o vereador de Olinda Vinícius Castello também fizeram parte da comitiva petista.

Leia também:
Álvaro Porto se reúne com ministros para tratar de exportações da Masterboi
TRE-PE cassa chapa de vereadores do PSB de Itamaracá
Raquel Lyra entrega quadra em escola indígena
TRE-PE cassa chapa de vereadores do PSB de Itamaracá
STF rejeita 48 recursos de réus por atos golpistas de 8 de janeiro
Lula não dividirá Ministério da Justiça, diz líder do governo
Lula pede a Gonet que não se submeta a pressões políticas
Ao tomar posse, Gonet diz que MP é técnico e não busca holofotes
Raquel Lyra contabiliza R$ 3,4 bilhões em operações de crédito em 2023
Carlos Veras relatou proposta que vai garantir conclusão da Hemobrás
Ministério Público pede cassação de Moro por abuso de poder econômico

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -