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O poder da tecnologia na gestão da força de campo

Thales  Mission
Thales Zanussi

Por Thales Zanussi*

Todo gestor em algum momento já ouviu que conhecer o que acontece dentro da empresa é crucial para prosperar. De fato, o controle interno é fundamental, mas é igualmente importante considerar o que ocorre fora das paredes da organização. Essa preocupação é denominada gestão de força de campo, um processo voltado para gerenciar colaboradores que desempenham tarefas externas, como técnicos de manutenção, instaladores, vendedores, entre outros. O desafio está em garantir a eficiência, a qualidade e uma atuação estratégica nas atividades que acontecem remotamente.

Porém, se já é trabalhoso mensurar e sistematizar o que se passa dentro de uma instituição, imagine quando se trata de operações externas. A falta de contato direto dificulta a coordenação, comunicação e acompanhamento do trabalho, podendo levar à desorganização, atrasos e queda na qualidade dos serviços. Fatores como horários, imprevistos e até mesmo condições de trânsito podem impactar diretamente no desenvolvimento das tarefas. 

Cenário visível e gerenciável no campo

Nesse cenário, a tecnologia surge como uma aliada fundamental. Os atuais softwares de gestão de campo disponibilizados no mercado já permitem que empresas monitorem, controlem e otimizem suas operações externas com a mesma precisão que as fazem internamente. As ferramentas oferecem, por exemplo, uma visão unificada das atividades, permitindo desde o acompanhamento de ordens de serviço até a automação de agendamentos, o monitoramento de contratos ou até a coleta de pagamentos.

Contar com um software desse tipo significa um aumento significativo da produtividade. Ao proporcionar uma visão ampla e em tempo real das atividades, as plataformas lideram o processo de alinhamento das operações, resultando em eficiência e redução de custos. Com a capacidade de monitorar o progresso das tarefas e a localização dos profissionais, os gestores obtêm ainda um olhar assertivo do que está acontecendo. 

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Para se ter uma ideia do impacto da tecnologia, um estudo recente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) aponta que a aplicação de inovações tecnológicas tende a aumentar a produtividade de MPMEs em até 22%, sem a necessidade de qualquer alteração no quadro de funcionários. 

Apesar do número e importância, isso está longe de querer dizer que qualquer software resolve o problema. A escolha de uma plataforma adequada é fundamental. É preciso selecionar uma solução que esteja alinhada aos objetivos e demandas da instituição, assim como aos desafios específicos de cada equipe de campo. Outros aspectos relevantes, como usabilidade, custo e funcionalidade também precisam ser avaliados para garantir que o investimento tenha o retorno esperado.

Além disso, é importante destacar que tecnologias complementares, como georreferenciamento, ou soluções de Business as a Service (BaaS), também são cruciais para impulsionar essa gestão de campo. Tais recursos ajudam a oferecer uma visão ainda mais completa de sua equipe, além de colaborar para maior capacidade de autonomia e gerenciamento de equipes de maneira ágil e eficiente.

A verdade é que o software de gestão de campo se apresenta como uma ferramenta indispensável para companhias que desejam otimizar as operações externas, aumentar a produtividade e garantir um melhor controle sobre as equipes. As empresas que ainda não aderiram ao movimento estão deixando a reputação e o faturamento da empresa em si à mercê do acaso. 

*Thales Zanussié fundador e CEO do Mission Brasil, a maior plataforma de serviços recompensados do Brasil

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