Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

“Conversa com Contexto”: Unindo Tradições e Inovação”

E, assim, buscando esta conexão e este olhar, conseguimos realizar um projeto inovador de trazer as nuances culturais de um povo, neste caso os Judeus
Gustavo Delgado
Gustavo Delgado

Por Gustavo Delgado*

Assim como todo profissional do mercado, gosto da prática, de ver as realizações, a transformação real. O mundo das ideias me fascina, adoro “pensar fora da caixa”, imaginar novos cenários, novas propostas, mas ainda mais interessante é vê-las tomar forma, a energia que se gera no fazer, e a satisfação com o resultado.

Nos meus últimos artigos comentei a necessidade de conexão com os consulados, a necessidade do olhar internacional, para nos servir de parâmetro, positivo ou negativo, para a nossa situação nacional. E, assim, buscando esta conexão e este olhar, conseguimos realizar um projeto inovador de trazer as nuances culturais de um povo, neste caso os Judeus, em uma noite serena em Olinda, com uma conversa leve e afetiva, adicionada à experiência sensorial de degustarmos todo um cardápio elaborado pelas memórias do nosso querido interlocutor: Henrique Steinberg, com a ajuda das delicadas mãos de sua amável mãe, de 96 anos de idade. Experiência realmente única!

Para entender melhor, este projeto tem a intenção de, uma vez por mês, no sitio Histórico de Olinda, que já traz por si só uma ambientação incrível (todo o caminho, a imersão na história local…), no Bistrô Flor de Coco, reunirmos interessados em conhecer um pouco mais da cultura, da tradição, da história de um país ou de um povo, escolhido por OCCA, para celebrarmos essa cultura ouvindo as histórias narradas pelo convidado, e degustando suas comidas típicas. Como se não bastasse este momento único, conexões são feitas, negócios surgem, num ambiente acolhedor e, como é do estilo de OCCA, inovador. Daí o nome do projeto: Conversa com Contexto.

Neste primeiro encontro não foi possível nem fazermos divulgação, porque mais de uma semana antes do evento, a capacidade do local já fôra preenchida. Nomes importantes, de várias áreas de atuação se fizeram presentes. Uma troca riquíssima, uma noite de memórias, de questionamentos sobre o futuro, de comparações, mas sem dúvida alguma de muita admiração pela história do povo judeu.

- Publicidade -

A possibilidade que nosso Estado oferece, por termos mais de 40 consulados locais, que podem nos ajudar indicando e coordenando a promoção cultural e de negócios, em um evento como este, nos coloca, de certa forma, numa situação cômoda, mas que infelizmente de que poucos se aproveitam. Ouso dizer que facilmente temos, já predefinidos, os próximos cinco meses, pela aceitação antecipada de alguns dos consulados para nos ajudar com esta Conversa.

Em suma, o que se quer com projetos simples, porém inovadores como este, é de fato criar o ambiente de conexão, é ampliar o conhecimento sobre determinado povo ou cultura… E não apenas por intermédio de livros e de documentários, que também são extremamente importantes, mas por meio de pessoas! Pessoas reais, por brilho no olho, por comentários complementares dos convidados, pelo brinde de todos os presentes ao final do evento de sucesso!

Já sugiro reservarem uma quarta-feira por mês, geralmente no final do mês, para esta imersão de tradição, experiência cultural culinária, novos relacionamento e, por que não, novos negócios? Um agradecimento especial a toda comunidade judaica de Pernambuco

*Gustavo Delgado é Consultor de comércio exterior de internacionalização de empresas, Diretor de OCCA, Diretor de inovação da ABDAEX,      Coordenador de MBA em Comércio exterior, Coordenador dos cursos de Gestão da UNIFBV e Mestre em Economia

Leia também:

O poder das pessoas e do aspecto social na efetividade da agenda ESG

É preciso internacionalizar para evoluir

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -