Por Carlos Eduardo Boechat*
A busca pelo sucesso profissional é o que norteia a vida de muitas pessoas. E boa parte delas busca “atalhos”, que lhes permita chegar lá mais rapidamente, com menos esforço.
Pois bem, infelizmente, para a maioria de nós, não existem atalhos. O que existe é determinação, vontade de crescer na vida e trabalho duro.
Ao longo dos meus anos de carreira, notei que existem certas características que são intrínsecas às pessoas que se destacam na indústria. Não tenho uma receita mágica para você ter sucesso profissional na indústria, simplesmente porque isso não existe.
O que tenho para oferecer, com base na minha experiência e observação, são insights sobre algumas características, habilidades e soft skills que você pode adquirir, refinar e praticar. Sem dúvida elas irão ajudá-lo a tornar-se um profissional melhor e, quando isso acontece, o reconhecimento acaba vindo como consequência do trabalho bem feito.
Então, tome nota das características que um legítimo profissional da indústria 4.0 precisa ter:
Responsabilidade
Trabalhar na indústria não é para qualquer um. É um trabalho altamente técnico, onde um erro, uma atitude precipitada, pode causar prejuízos que chegam às centenas de milhares de dólares.
Ocupar uma posição de liderança na indústria demanda muita responsabilidade. O profissional precisa estar sempre pronto para tomar decisões difíceis, analisar cenários complexos e arcar com o peso de suas escolhas.
Administrar uma cadeia produtiva envolve vidas humanas, maquinários caros, cifras milionárias e muita pressão. Para dar conta de tudo isso, você precisa agir de acordo e ser responsável por tudo e todos que são afetados pelas suas ações.
Networking e Relacionamento Interpessoal
Ninguém chega ao topo sozinho. Na sua jornada, você vai conhecer dezenas ou centenas de outras pessoas. Algumas irão ajudá-lo, outras poderão tentar lhe derrubar. É normal. Infelizmente faz parte do jogo.
O importante é ter jogo de cintura para lidar com todas elas. Desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e construir um bom networking vão ajudá-lo a chegar mais longe.
Lembre-se, porém, que você nunca deve usar os outros como degraus na sua ascensão. Trabalhe com ética e integridade e você invariavelmente será notado pelas pessoas certas.
Encontre maneiras de criar novas conexões. O LinkedIn é uma excelente plataforma para expandir sua rede de contatos, compartilhar conhecimentos e trocar experiências. Marque presença no mundo digital para ser notado no mundo real.
Pensamento crítico
Esse a Forbes recomenda. Pensamento crítico é a habilidade de analisar uma situação para formar um julgamento. Demanda uma grande capacidade analítica, imparcialidade e racionalidade.
Esta é uma soft skill que poucos possuem. Mas calma: ninguém nasce com ela. Pensamento crítico é algo que a gente desenvolve e vai aprimorando ao longo da carreira.
A prática é o que vai lhe capacitar para ponderações críticas. Então, pratique. E lembre-se: nem toda situação demanda críticas ou julgamentos. Saber quando expressar sua opinião é fundamental para que ela tenha credibilidade.
Versatilidade
Trabalhar na indústria é, como diz aquele ditado, “matar um leão por dia”. Você vai lidar com desafios que nem imaginava, gerenciar crises e contornar todo tipo de problema, seja operacional, pessoal, econômico, etc.
Aí entra a versatilidade, que a Forbes também cita. Precisamos nos adaptar, “dançar conforme a música”. Gestão é algo que demanda um conjunto de habilidades, e você vai precisar ser bom em todas elas se quiser se destacar. O segredo é estar sempre preparado e ser flexível para administrar cada situação.
Um tema que tenho o hábito de destacar também em minhas palestras é o de trabalhar como se fosse o dono da empresa. Penso assim desde que eu era estagiário. Hoje em dia, chamamos isso de Ownership. Algumas pessoas já me deram o feedback que a carreira delas mudou totalmente depois que ouviram isso de mim. Então, seja versátil, sempre pensando e trabalhando como se a empresa fosse sua.
Capacitação multidisciplinar
Quem quer ter uma carreira de sucesso nunca pode parar de aprender e se capacitar. Ter sede de conhecimento é crucial para quem não quer acabar estagnado, defasado.
Como vimos, o profissional da indústria precisa ser versátil. Isso quer dizer que você precisa saber sobre gestão de pessoas, finanças, tecnologia, empreendedorismo, ser bom com números e até conhecer um pouco da legislação da área em que atua.
Investir em capacitação é investir no seu futuro profissional. Então, siga estudando e adquirindo novas habilidades e conhecimentos que irão ajudá-lo a chegar mais longe.
Fica aqui uma dica de leitura que acredito que irá inspirar você e gerar uma ampla reflexão de sua atuação no seu segmento:
Paixão por Vencer de Jack Welch e Suzy Welch – Fonte da Imagem: Acervo Carlos Boechat
Perfil analítico e detalhista
Na indústria, uma decisão equivocada pode custar muito caro. Por isso, escolhas pautadas por dados, estatísticas e indicadores tendem a ser mais efetivas. Elas têm respaldo nos números.
O profissional com perfil analítico tem uma vantagem competitiva. Ele é capaz de analisar cada situação de maneira objetiva e racional, prestando atenção em detalhes que passariam despercebidos por muita gente. Foca-se na solução, não no problema.
Esta é mais uma soft skill que deve ser treinada dia após dia, lapidada com paciência e dedicação. Seu mindset precisa ser data-driven, isto é, orientado por dados, para que sua visão alcance a clareza analítica que o mercado procura.
Resiliência
Para completar, um clichê – que não é menos relevante ou verdadeiro só por ser um clichê. Resiliência é fundamental para o profissional que almeja ter uma carreira de sucesso na indústria.
Se você quiser ainda mais dicas sobre carreira, gravei este episódio do Carreira Talk Show para a Growth Strategy TV:
Digo isso porque não vai ser fácil. Você vai levar muita porrada. Vai se deparar com situações que vão testar os seus limites. Vai querer desistir muitas vezes, ou achar que não é bom o bastante, que não está à altura dos desafios.
É nessas horas que você precisa levantar a cabeça e manter o foco. Desistir é a saída dos fracos. Você não é fraco, é? Então seja resiliente: aprenda com os erros, adapte-se e sempre tente tirar algo de bom das adversidades.
Espero que estes insights lhe ajudem na sua busca por uma carreira de sucesso. Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe-a nos comentários. Bom trabalho e sucesso———
*Carlos Boechat é diretor Associado de Industry X na Accenture, especialista em transformação digital e indústria 4.0, palestrante, mentor, consultor e escritor para revistas.
Leia também: Cristina Sabbag: Preconceito contra os 45+e inovação