Etiene Ramos – Cena Econômica: governo do Ceará lança medidas para retomada

Ceará incentiva retomada da Economia O governador do Ceará, Camilo Santana, lançou hoje (21), três medidas para incentivar a retomada da economia estadual: o Programa de Refinanciamento de Débitos de ICMS; a simplificação da cobrança do ICMS para o setor do vestuário; e o lançamento da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Etiene Ramos

Ceará incentiva retomada da Economia

- Publicidade -

O governador do Ceará, Camilo Santana, lançou hoje (21), três medidas para incentivar a retomada da economia estadual: o Programa de Refinanciamento de Débitos de ICMS; a simplificação da cobrança do ICMS para o setor do vestuário; e o lançamento da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar). O refinanciamento, que depende da aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), prevê desconto de até 100% de multas e juros e parcelamento em cinco anos, além do perdão dos débitos de até R$500,00 tidos como irrecuperáveis. Já as empresas atacadistas e do varejo do vestuário, que tornam o Ceará o segundo polo calçadista e o quinto de confecção no país, serão enquadradas no regime de substituição tributária, com carga líquida, onde o ICMS é recolhido com base em um cálculo preestabelecido. A medida não inclui as empresas do Simples Nacional. Com a CearaPar, o governo promete um freio de arrumação nas despesas e finanças estaduais. A companhia nasce com a missão de gerir 7 mil imóveis e todos os ativos do Estado, incluindo a  dívida ativa e as ações das empresas. O conjunto de medidas mostra que quando um governo quer, pode sim ajudar empresários em crise a retomar seus negócios. Até porque o incentivo de hoje volta em aumento de arrecadação amanhã.

Saulo Suassuna: tecnologia de construção em blocos ganha o mundo – Foto: Divulgação

Molegolar traz o Pininfarina para o Nordeste

- Publicidade -

A pernambucana Molegolar, startup que nasceu da incorporadora Suassuna Fernandes, em 2013, e vem rompendo fronteiras com a tecnologia de construção modular, trouxe para o Nordeste o estúdio italiano Pininfarina, famoso pelo design de marcas de luxo, como a Ferrari, Maserati e Alfa Romeo. Numa ação de co-branding, o Pininfarina assina junto com a construtora cearense Diagonal, um edifício de alto padrão que tem lançamento previsto até o final do ano, na Beira-Mar de Fortaleza. Saulo Fernandes, CEO e fundador da Molegolar, fez a ponte entre as duas marcas e a consultoria das plantas, aplicando sua tecnologia de otimização de espaços. Ele adianta que será o residencial mais alto da cidade, com 53 pavimentos e apartamentos de 425 m2 e seis vagas. “Com a Molegolar já tivemos interação com 616 incorporadoras de 24 países e quatro continentes. Em contato com o que está acontecendo no mundo, ganhamos expertise e boas relações com outras empresas como a Pininfarina”, revela Suassuna. 

Capital da Bahia é destaque no ranking Connected Smart Cities – Foto: Joel Santana/Pixabay

Salve Salvador 

Salvador ficou em décimo lugar entre as cem cidades do país que se destacaram no Ranking Connected Smart Cities, pesquisa realizada com 677 municípios para identificar os que possuem maior potencial de desenvolvimento. A avaliação é feita pelas empresas Urban Systems e Necta com base no Índice de Qualidade Mercadológica, metodologia própria que analisa indicadores de cidades inteligentes e de qualidade de vida da população. A capital baiana é ainda a primeira colocada no Nordeste, seguida por outras quatro capitais: Fortaleza, Recife, João Pessoa e Teresina, e retoma o primeiro lugar na região em Mobilidade, em Urbanismo, e em Tecnologia e Inovação. Mais da metade das cidades avaliadas têm entre 50 mil e 100 mil habitantes como a cearense Morada Nova; Brumado, na Bahia; e São Cristóvão, em Sergipe, que ocupam as três primeiras posições no ranking de Educação.

Mantida em pé, floresta Amazônica poderá render recursos ao país via créditos de carbono – Foto: Bruno Batista/Agência Brasil

Concessões e serviços ambientais em debate

O potencial das concessões e do pagamento por serviços ambientais como instrumentos de recuperação econômica e desenvolvimento regional será debatido no webinar “Créditos de CO2 em concessões florestais: por que não?”, nesta quinta-feira (23), no canal do Instituto Escolhas, no Youtube, às 10h00. No evento será lançado o estudo “Créditos de carbono em concessões florestais: quanto o Brasil pode ganhar mantendo a floresta em pé?, que quantificou o potencial de geração e comercialização de créditos de reflorestamento e créditos REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento ou Degradação Florestal) em concessões florestais, respectivamente, nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. O debate irá contar com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, José Mauro de Lima O’ de Almeida; o superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno Barros; o CEO da  Biofílica Ambipar Environment,  Plínio Ribeiro; a coordenadora de Projetos do Escolhas, Teresa Rossi, e o deputado federal Rodrigo Agostinho, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. As inscrições prévias são gratuitas, pelo no link: https://bit.ly/Inscricoes-CF.

Da fábrica à franquia, a Anjos pretende abrir 50 lojas no Nordeste nos próximos dois anos – Foto: Divulgação

Colchões & Sofás da Anjos no Recife
A primeira loja franqueada da Anjos Colchões & Sofás em Pernambuco, será inaugurada nesta quarta (22) e faz parte do plano da empresa paranaense de abrir 50 unidades no Nordeste nos próximos dois anos. Fundada em 1990, em 2007 a Anjos partiu para o franchising e começou a tomar gosto pela região depois de abrir três unidades na Bahia, além do Maranhão, Ceará e Paraíba. Os franqueados do Recife, José Alexandre Albuquerque e Valdecir Ferreira Júnior analisaram cerca de 80 franquias e decidiram pela Anjos, que tem fábricas no Paraná e 136 lojas franqueadas em 14 estados e cinco no Paraguai, considerando a boa aceitação dos produtos nas lojas multimarcas da capital pernambucana.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -