Etiene Ramos – Cena Econômica: Pernambuco e BNDES lançam Concessão do Parque Dois Irmãos

Parque de Dois Irmãos, em Pernambuco, aberto à concessão Foi aberta, no último dia 2, a consulta pública para Concessão do Parque Estadual Dois Irmãos, uma reserva da Mata Atlântica onde fica o zoológico do Recife. O projeto foi incluído no Programa de Concessão de Unidades de Conservação do BNDES em mais uma parceria do […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

- Publicidade -
Etiene Ramos

Parque de Dois Irmãos, em Pernambuco, aberto à concessão

Foi aberta, no último dia 2, a consulta pública para Concessão do Parque Estadual Dois Irmãos, uma reserva da Mata Atlântica onde fica o zoológico do Recife. O projeto foi incluído no Programa de Concessão de Unidades de Conservação do BNDES em mais uma parceria do banco com o Governo de Pernambuco. A previsão é atrair R$615 milhões para a gestão, criação de novas infraestruturas e conservação do parque a fim incentivar o turismo no local. A população pode enviar contribuições pelo http://www.parcerias.pe.gov.br/dialogo_publico_pmi.html  ou na audiência pública digital prevista para 22 de setembro, via plataformas Zoom e Youtube. Pelo projeto, o Parque Dois Irmãos passará a ter as áreas urbana e natural, e o primeiro bioparque do Nordeste, onde os animais serão visitados como opção de entretenimento e educação ambiental. O investimento privado irá contemplar ainda a restauração do Chalé do Prata e do Chapéu do Sol, dois patrimônios históricos localizados no parque.

- Publicidade -

Calado e Russomano conversaram sobre o futuro investimento-FOTO: Daniel Herrera

Unipar visita o Nordeste para nova fábrica

Líder da indústria cloroquímica na América do Sul, a Unipar já declarou seu interesse em instalar uma unidade no Nordeste e está mirando três Estados: Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na semana passada, o presidente da Unipar, Maurício Russomano, foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, depois de passar por  Guamaré, no litoral norte potiguar. No município não faltam insumos como água, sal e energia elétrica para produção de soda cáustica e cloro, produtos que se destacam no portfólio da Unipar. Mas, segundo Russomano, a logística e o apoio do governo também são importantes e a empresa pensa em instalar, depois, uma fábrica de PVC, que damanda muito gás natural. Calado garantiu que os incentivos estaduais contam com o reforço do RN Gás Mais para atrair o investimento. O governo pernambucano ainda não foi procurado, segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Abreu e Lima. “A disputa entre os Estados do Nordeste não se dá nos incentivos. Mas vamos oferecer todas as armas que temos. Se o projeto da Unipar prevê exportação e importação, estamos bem com a nossa logística portuária”, afirma Abreu e Lima.

Produção poderá crescer com ramal da Transnordestina em Pernambuco – FOTO: Divulgação

Agrícola Famosa embarca frutas para Europa e EUA

A Agrícola Famosa, maior exportadora de melão e melancia do país, com produção concentrada no Rio Grande do Norte e parte no Ceará e em Pernambuco, já iniciou as exportações da safra deste ano para a Inglaterra, Espanha e Holanda. Além da Europa, a Famosa também exporta, há três anos, para os Estados Unidos, mercado que receberá cerca de 3% das 150 mil toneladas que serão exportadas pelos portos do Pecém e de Natal. O volume total cresceu 5% sobre o ano passado, dentro das expectativas da empresa. Sócio da Agrícola Famosa, o paulista, Luiz Barcelos, está há 26 anos no Nordeste investindo na produção e exportação de frutas e acredita que a construção do ramal da Transnordestina saindo do Piauí, até o Porto de Suape, em Pernambuco, será um bom motivos para ampliar a produção no Estado. “Hoje produzimos nos municípios de Inajá e Ibimirim e, com logística férrea para Suape, podemos investir mais na plantação para exportação a partir de Pernambuco”, declara o empresário.

Alta na movimentação reflete retomada econômica pós-pandemia- FOTO: Divulgação

Recorde de cargas no Pecém

O Porto do Pecém atingiu um novo recorde com a movimentação de 2.161.715 toneladas em agosto passado. O volume é o maior em um único mês da história do porto, inaugurado em 2002 no litoral Oeste do Ceará. Em comparação com agosto do ano passado, os desembarques cresceram 80% (1.442.747 toneladas) e os embarques 51% (718.969 toneladas), confirmando a expectativa de retomada da economia após a crise pandêmica. Na navegação de cabotagem, que se dá entre os portos brasileiros, o aumento foi de 36% no total acumulado em 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, com destaque para cargas de minérios e combustíveis minerais. Já na navegação de longo curso, entre o Brasil e outros países, o incremento deste ano foi de 27% no comparativo com o ano passado e os principais produtos movimentados foram combustíveis minerais e ferro fundido.

Gisele Bündchen é uma das inspiradoras da causa amazônica – FOTO: Divulgação

Natura celebra Dia da Amazônia no Youtube
O Dia da Amazônia, celebrado no último domingo, será base para o painel “Guardiões da Floresta”, promovido pela Natura nesta quinta, 9, às 11h, no Youtube da marca. Com transmissão para o Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Estados Unidos o evento tem o objetivo de defender a vida na floresta. Entre as personalidades inspiradoras convidadas para reforçar o propósito estão a modelo Gisele Bündchen – embaixadora da causa Amazônia Viva; a ativista argentina Nicole Becker e o peruano Gian Piero Mubarak, empreendedor e influenciador do eco negócio. São visões diferentes na perspectiva da sustentabilidade que contarão com a vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, Andrea Alvares, no painel mediado pela apresentadora Carol Ribeiro e as participações do indígena Kaeté José Neto, da Nação Tupinambá; da cantora paraense Liège e do ilustrador João Queiroz, criador do projeto Amazofuturismo.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -