Patrícia Raposo: Campanha para uso consciente de energia é lançada com considerável atraso

Desde o fim do ano passado, o volume de chuvas registrado em algumas regiões do país tem ficado abaixo da média histórica para o período Por Patrícia Raposo* Com considerável atraso, finalmente é lançada uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância de economizar energia elétrica, evitando desperdícios. A ação é iniciativa da […]

Desde o fim do ano passado, o volume de chuvas registrado em algumas regiões do país tem ficado abaixo da média histórica para o período

Por Patrícia Raposo*

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Com considerável atraso, finalmente é lançada uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância de economizar energia elétrica, evitando desperdícios. A ação é iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério de Minas e Energia (MME).

Patrícia Raposo

O lançamento da Campanha de Uso Consciente de Energia, neste momento, não se justifica por pelo menos dois motivos simples:

Primeiro, estamos vivendo a pior crise hídrica em 91 anos. E os sinais vinham chegando desde o fim do ano passado, quando o volume de chuvas registrado em algumas regiões do país começou a ficar abaixo da média histórica para o período, afetando reservatórios de água e, consequentemente, a produção de energia hidrelétrica, exigindo o acionamento do parque termelétrico, o que encarece a produção.

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Segundo: essa campanha já foi realizada em anos anteriores, ou seja, estava praticamente pronta!

Agora o mais incrível: com o mote Energia elétrica, se desperdiçar, vai faltar, a iniciativa prevê duas fases. Na primeira, a ideia é conscientizar a população sobre a atual situação; na segunda fase, prevista para ser lançada em setembro, os organizados intensificarão a divulgação das formas de consumo mais consciente e sustentável. Assim, a campanha para uma situação absolutamente urgente vem em doses homeopáticas.

Além da veiculação de peças publicitárias na televisão, rádio e internet, a campanha também conta com um site que dá dicas sobre como economizar energia no dia a dia.

Segundo a Agência Brasil, a campanha, que é considerada de utilidade pública, é realizada com recursos federais do Programa de Eficiência Energética da Aneel, cuja diretoria aprovou sua realização no início de julho, com o objetivo de reduzir os riscos que a crise hídrica representa ao fornecimento de energia elétrica. A iniciativa também foi aprovada pelo Comitê Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Observem que essas entidades levaram um semestre para agir sobre o consumo. Enquanto isso, todos nós seguimos pagando a conta da bandeira vermelha. Diante de tanta “agilidade”, só nos resta ver se São Pedro vai ajudar.

*Patrícia Raposo é jornalista

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