Por Fabiana Lima
Você sabe e tem bem claro quem são os diversos públicos envolvidos com a sua empresa ou até mesmo com a sua vida? Sejam eles: clientes, fornecedores, parceiros de negócios, acionistas, e também aqueles pessoais, por que não? Familiares, amigos e diversos outros grupos etc. Enfim, os stakeholders ou partes interessadas, tem a ver com todos aqueles que fazem parte ou tem interesse em seus processos e resultados.
Atuando como agentes essenciais que influenciam diretamente a tomada de decisão no desenvolvimento dos negócios, os stakeholders, muitas vezes podem definir os rumos que você deverá seguir para ter resultados satisfatórios.
Conhecer quem são seus stakeholders que mais influenciam seus objetivos é fundamental para consecução das suas estratégias e o atingimento das metas. Os relacionamentos prósperos e duradouros com as partes interessadas servem para formação de equipes, defesa de interesses, parcerias estratégicas e etc.
Estes públicos, se bem articulados e alimentados em relação às suas necessidades e contribuições trazem benefícios significativos para ambas às partes.
Sem o apoio desses grupos não há desenvolvimento sustentável da sua marca pessoal ou corporativa, pois a interação e o compartilhamento fazem parte do crescimento e da realização pessoal e empresarial.
Gerenciar o relacionamento com os stakeholders é fundamental para que você possa conhecer, classificar, abordar e acompanhar esses públicos, a fim de diminuir os riscos de problemas sem resolução.
Por isso, liste seus principais stakeholders e quais são suas necessidades com a finalidade de analisar suas potencialidades de colaboração e ameaça aos seus objetivos e estratégias.
Matriz de Análise dos Steakholders
*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima.