Por Bruno Cunha
Um ambiente de trabalho estressante pode ser extremamente prejudicial à saúde de qualquer profissional. Competitividade excessiva, jornadas de trabalho alongadas, pressão para atingir metas, problemas de relacionamento e até mesmo o medo de perder o emprego são condições que podem desencadear o estresse profissional.
Essa condição se trata de um estado caracterizado pelo profundo desgaste gerado no organismo humano, reduzindo assim a capacidade de trabalho destes profissionais. Normalmente, ele está atrelado a mecanismos desencadeadores do estresse, como já citei. Logo, conhecê-los e saber como superá-los é um passo fundamental para a carreira de qualquer profissional.
Pensando nisso, preparei algumas dicas e informações que poderão ajudá-lo a lidar melhor com essa situação. Acompanhe!
Afinal, o que causa estresse no trabalho?
De modo geral, existem diferentes motivos para que os profissionais se sintam desmotivados, o que pode levar a inúmeros problemas na carreira. A seguir, destaco alguns pontos cruciais. Vamos conhecê-los?
Excesso de competitividade com o outro
Em um ambiente no qual os colaboradores se sentem pressionados a apresentar melhores resultados ou bater metas difíceis de serem alcançadas podem aumentar os níveis de estresse. Conforme são submetidos a experiências mais intensas de competitividade nesse “ambiente tóxico”, é comum que a tensão também aumente, tornando o trabalho mais cansativo e estressante quando se busca competir com os outros. Nosso maior oponente somos nós mesmos e precisamos aprender a lidar com as nossas limitações.
Jornadas de trabalho excessivas
Fazer uma jornada de trabalho demasiadamente excessiva também é uma das principais causas do estresse profissional. Fazer horas adicionais todo dia, além de levar ao esgotamento físico, implica também em malefícios à saúde mental. Logo, a extensa carga horária pode tornar o trabalhador mais estressado. Portanto aprenda a cuidar da sua gestão do tempo e respeite os seus limites.
Foco excessivo na perfeição
Profissionais que estão com o foco totalmente direcionado a perfeição, em detrimento da não possibilidade de erros, torna-se tóxico. Sendo assim, é muito importante buscar um ponto de equilíbrio entre valorizar os erros e acertos a fim de enxergar verdadeiramente o desempenho sem incorrer em fatores estressantes provocados pela pressão excessiva pela perfeição que não existe.
Excesso de intimidade nos relacionamentos
Outro cenário muito comum em um ambiente de trabalho tóxico passa diretamente pelo excesso grau de intimidade nos relacionamentos. Quando mais se cria intimidade mais confiança se estabelece no outro, e isto pode colocá-lo em posição de conflito constante, pois nem sempre o outro estará disposto a dar o mesmo que você, elevando a sua expectativa e também o seu estresse emocional.
Medo do desemprego e da necessidade de mudança
Em razão do crescimento da crise econômica nos últimos anos, o medo do desemprego passou a ser um sentimento comum para muitos profissionais. Consequentemente, essas pessoas passaram a também sentirem-se mais estressadas pois exige um movimento de mudança, e sabemos que muitos dos seres humanos não gostam de mudar. Afinal, mudança é sinônimo de desapego ao passado e requer esforço.
Como ser um profissional menos estressado?
Como vimos, é muito natural passarmos por situações de estresse, sobretudo em razão das escolhas emocionais que se faz na vida profissional. O fato é que essas escolhas podem ser extremamente prejudiciais. Logo, devemos aprender a gerenciar as emoções nestes momentos de estresse.
Para tanto, confira as 4 dicas que preparei a seguir:
1. Identifique o fator gerador do estresse
Como destaquei acima, existem diferentes aspectos que podem se tornar um fator gerador do estresse. Nesse contexto, é muito importante identificar as causas pelas quais você tem se tornado um profissional estressado. Procure refletir sobre o seu ambiente de trabalho e as relações profissionais. Dessa forma é possível identificar de forma mais clara as causas e eventuais formas de lidar com o problema.
2. Aprenda a lidar com a pressão
Agora que você já identificou o que tem lhe causado essa sensação de desgaste na carreira, é preciso investir em melhores formas de lidar melhor com estes fatores e emoções. Nesse sentido, é muito importante aceitar que não é possível mudar o que passou e adotar uma posição de enfrentamento ao problema.
3. Transforme suas emoções
Embora muitas situações na carreira possam lhe causar algum desconforto, é preciso aprender a transformar as emoções e focar naquilo que traz bons sentimentos. Procure investir o seu tempo em atividades que lhe permitam ter mais calma e direcione a sua carreira para aquilo que inspira. Dessa forma é possível superar as situações estressantes e dar melhor direcionamento para sua trajetória profissional.
4. Pare de procrastinar
Deixar tudo para fazer na última hora é um problema comum para muita gente. Entretanto, deixar a situação tomar uma grande proporção pode ser muito arriscado, além de submetê-lo a níveis mais intensos de estresse. Dessa forma, procure reconhecer, aprenda a lidar, transforme suas emoções e faça o que tem que ser feito.
Entender melhor a sua posição na carreira também é um ponto que merece total atenção. Já que dessa forma é possível estabelecer uma carreira melhor estruturada e organizada. Para isso, faça um diagnóstico do seu momento atual e descubra quais as alternativas mais interessantes para você!
Bruno Cunha é Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.
Me acompanhe nas redes sociais: Linkedin, Instagram, Deezer ou Spotify: @carreiracombrunocunha