Este livro aborda como o nosso comportamento influencia o tema que domina nossas vidas: como ganhar dinheiro.
Por Patrícia Raposo
O Movimento Econômico inicia hoje (14) uma série semanal onde vamos indicar livros relacionados a temas ligados aos universo de Economia & Negócios, como finanças, gestão, tecnologia, entre outros. E a primeira indicação da série é A Psicologia Financeira, de Morgan Housel. Assim, todas a segunda traremos um boa dica para nossos leitores,
A premissa deste livro, como bem descreve o autor, é que o sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. “E a forma como alguém se comporta é uma coisa bem difícil de ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes”, lembra o premiado Morgan Housel.
A Psicologia Financeira é um livro extraordinário e não à toa foi considerado um dos livros sobre finanças mais originais dos últimos tempos pelo The Wall Street Journal. O livro explora a influência da emoções sobre as tomadas de decisões e traz casos reais para embasar seus argumentos.
Na obra, Housel justifica a somos seres mais emocionais que racionais. E a muitas vezes, a emoção nos faz cometer grandes erros. Neste sentido, há um curioso capítulo que aborda o conceito do que é “suficiente”. Ele fala de pessoas muito ricas e poderosas que não entenderam esse conceito, ultrapassaram o limite do suficiente e perderam tudo, inclusive o mais valioso: seu patrimônio moral.
O livro mostra que há uma grande distância entre ficar rico e permanecer rico. E que ser persistente, assim como ser consistente em não errar, é o segredo do sucesso por trás de muitos investimentos exitosos.
Através de 19 histórias reais – que envolvem desde pessoas muito bem- sucedidas, como Warren Buffett e Bill Gates, a milionários falidos, como Rajat Gupta e Bernie Madoff-, Housel aborda como o comportamento influencia o tema que domina nossas vidas: como ganhar dinheiro.
SERVIÇO:
Editora Harper Collins
Preço: entre R$ 30,00 e R$ 44,00
Nº de páginas: 304