Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Bruno Cunha: O que você precisa saber para resolver a dependência profissional

Por Bruno Cunha* Você tem uma carreira apenas para criar seus filhos? Sua tomada de decisão é baseada apenas na opinião dos outros? Esperando ser reconhecido pelo outro? Apenas se sente feliz na carreira quando recebe o apoio das pessoas que você gosta? Você já ingressou em um mercado que não lhe agrada apenas manter […]

Por Bruno Cunha*

Bruno Cunha é colunista do ME/Foto Divulgação

Você tem uma carreira apenas para criar seus filhos? Sua tomada de decisão é baseada apenas na opinião dos outros? Esperando ser reconhecido pelo outro? Apenas se sente feliz na carreira quando recebe o apoio das pessoas que você gosta? Você já ingressou em um mercado que não lhe agrada apenas manter sua profissão? Se suas respostas foram positivas para todas essas questões, é bem provável que esteja passando por um momento de dependência profissional.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre este assunto, veremos a seguir como garantir um futuro saudável sem que o fantasma da dependência afete suas relações profissionais. Continue a leitura e descubra como assumir o controle da sua carreira!

Afinal, o que é dependência profissional?

De modo geral, a dependência profissional tem cunho emocional e efetivo, ocorrendo geralmente em razão dos seus relacionamentos interpessoais. Em termos práticos, a dependência profissional é caracterizada pelo indivíduo que não consegue ser feliz na carreira ou sente-se frustrado quando seus desejos ou expectativas não são correspondidos.

Além disso, toda a trajetória profissional de indivíduos dependentes é projetada nas expectativas criadas a partir de uma ideia do outro, por exemplo. Dentre os principais fatores causadores desse tipo de dependência, destacam-se os pensamentos negativos, a falta de posicionamento e direcionamento para a carreira. Assim, quando alimentados, podem causar dependência profissional.

- Publicidade -
Bruno Cunha é colunista do ME/Foto Divulgação

Quais os seus impactos sobre a carreira?

A diminuição da autoestima é um dos principais problemas enfrentados por indivíduos que são dependentes profissionais. Isso porque, sem autoconfiança, essas pessoas acabam permanecendo no mesmo lugar, minando suas próprias perspectivas de evolução ou simplesmente acostumados com a realização de tarefas, já que não têm proatividade e acabam querendo agradar a todos sobre o que fazer.

A dependência também pode ser causada pela insegurança no trabalho, seja ela gerada pelo medo de perder o emprego ou por trabalhar sob pressão. De modo geral, é até natural sentir-se inseguro algumas vezes, pois esse nada mais é do que um sistema de sobrevivência que faz parte do nosso instinto. Entretanto, quando não resolvida a insegurança pode gerar ansiedade, altos níveis de estresse e ruminar a sua saúde física e emocional.

Como identificar a dependência profissional?

Um dos maiores desafios de superar esse tipo de problema é que nem sempre as pessoas reconhecem o mal. Basicamente é como um dependente químico que não consegue enxergar os malefícios do uso de drogas para sua vida, logo, não aceitam a situação e, por isso, não conseguem superar essa fase.

Para facilitar esse processo, mostrarei abaixo algumas características comuns, bem como padrões de comportamento que devem ser levados em consideração para livrar-se dessa dependência.

Dificuldade em realizar escolhas

Embora seja algo simples, a tomada de decisões pode ser prejudicada em uma pessoa que é emocionalmente dependente, já que se torna também incapaz de fazer escolhas relacionadas ao seu futuro profissional. Diferente de uma pessoa naturalmente indecisa, o problema aqui é caracterizado pela falta de confiança ou manter uma opinião pessoal pouco relevante, já que o que mais importa são o que os outros pensam a respeito.

Nesse sentido, o profissional passa a sentir dificuldades em iniciar novos projetos, tomar decisões sobre retomar o rumo da carreira. Não tão raro, muitos colaboradores pedem ajuda de outros colegas para compartilhar decisões, incorrendo na extensão de um problema que poderia ser rapidamente solucionado.

Busca de aprovação e reconhecimento

Outro sinal da dependência profissional está diretamente relacionado à busca incessante por aprovação ou reconhecimento, habitualmente como uma forma de satisfazer-se emocionalmente. Em se tratando da aprovação, em muitos casos é comum trazer no seu interior características de dependência emocional, abdicando-se de suas próprias vontades para se sentir aceito ou aprovado.

É possível vencer essa dependência?

Assim como existem pessoas que sentem grande dificuldade em abandonar hábitos nocivos como usar drogas ou beber compulsoriamente, é preciso entender como resolver a dependência profissional. Em linhas gerais, receber ajuda profissional pode ser uma solução muito mais simples do que a maioria das pessoas imagina, além de ser indispensável para superar o problema.

Contudo, tão importante quanto cuidar da dependência, é preciso também se cercar de cuidados para se prevenir de algumas situações. Sendo assim, se reconhecer enquanto profissional, investir na sua preparação, traçar um objetivo claro e estabelecer metas alcançáveis são apenas algumas dicas práticas do que fazer para ter uma carreira de sucesso.

Então, o que acha de começar a mudar sua carreira profissional agora mesmo? Conheça nosso diagnóstico de carreira e descubra como entender melhor as opções disponíveis para o seu momento profissional atual.

Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.

Me acompanhe nas redes sociais: Linkedin, Instagram, Deezer ou Spotify: @carreiracombrunocunha

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -