Durante a abertura da XXV da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (21), em Brasília, a governadora Raquel Lyra destacou a importância das pautas municipalistas para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento do Estado.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vários governadores e centenas de prefeitos, que participarão dos debates até a próxima quinta-feira (23).
“Temos feito um trabalho em Pernambuco voltado ao fortalecimento dos municípios. Seja no cofinanciamento, na assistência social, no pagamento em dia na saúde, no trabalho da construção das creches ou nas entregas dos ônibus. Tudo isso para aliviar a vida do prefeito, que é muito pressionado na ponta para dar respostas, muitas vezes sem o dinheiro para fazer”, destacou raquel Lyra.
A governadora acrescentou que, na Federação, ao longo do tempo, foi tirado o dinheiro dos municípios, concentrando na União.
“Esse trabalho de poder garantir recursos de volta é fundamental para as cidades e os estados. Estarei sempre presente na luta de todos os municípios para que possamos permitir que os cidadãos possam ser felizes no seu chão, que no final das contas se trata disso”, completou.
Raquel e os municípios
Na semana passada, Raquel Lyra anunciou, pela primeira vez na história, que o Estado tomará a frente do processo de construção de unidades educacionais para a Primeira Infância, uma atribuição dos municípios.
Foi publicada, na última sexta-feira (17), a licitação para construção de 51 creches em todas as regiões do Estado. Neste primeiro bloco, 42 municípios foram contemplados com investimentos no valor de R$ 282 milhões, divididos em nove lotes. Ainda na área da Educação, a gestão estadual entregou 182 ônibus escolares a municípios pernambucanos.
Já na assistência social, a gestão estadual pactuou, para 2024, R$ 84,8 milhões junto aos municípios para fortalecer os serviços de assistência social e segurança alimentar e nutricional. É o maior investimento já previsto para os setores na história de Pernambuco.
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora do evento, cerca de mais de 9,5 mil participantes são esperados neste ano.
“Quando existe um diálogo federativo respeitoso, existe avanço. Essa sempre será a chave. Tudo precisa ser bem acordado para que as cidades se mantenham fortes. É necessário ter parcerias para o melhor funcionamento da máquina pública municipal”, pontuou o presidente do CNM, Paulo Ziulkoski.
Presente na solenidade, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, destacou a relevância do evento.
“Viemos lutar pelos direitos das nossas cidades e, sobretudo, da população. A presença das principais autoridades aqui, faz com que nossas pautas sejam ouvidas, podendo obter êxito”, pontuou.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; os presidentes do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e ministros de Estado.
Veja também:
Lula anuncia pacote de medidas para aliviar cofres de prefeituras
Marcha em Defesa dos Municípios começa em Brasília e Pernambuco terá 600 representantes