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Polo automobilístico do CE apresenta projeto para ser incluído no Mover

Projeto de polo de produção de veículos da Comexport, orçado em R$ 400 milhões, tem o apoio do Governo do Ceará para conseguir recursos do programa Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal
Fábrica da Troller Horizonte Ceará poço automobilístico Mover
Antiga fábrica da Troller vai abrigar o novo polo automobilístico cearense, que terá área ampliada para produzir 80 mil veículos por ano. Foto: Google Earth/Reprodução

O Polo Industrial Automobilístico do Ceará, também chamado de Complexo Industrial Multimarcas, deu mais um passo para sua instalação. Localizado em Horizonte – onde era a antiga fábrica da Troller -, o projeto foi apresentado pelo governador Elmano de Freitas ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e deve ser contemplado pela nova lei do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal. O complexo produzirá até 6 novos modelos de veículos com uma capacidade de construir até 80.000 unidades ao ano.

Além do governador cearense e o vice-presidente, a reunião realizada em Brasília na quarta-feira (18) contou com a presença do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, deputados da bancada cearense e membros da diretoria da Comexport

No encontro, os diretores da Comexport apresentaram o projeto de reativação da produção de veículos na antiga fábrica da Troller, fechada pela Ford em 2021, e a criação de um Polo Automotivo do Ceará, que já havia sido anunciado por Elmano de Freitas em agosto, inclusive com a presença de Geraldo Alckmin.

Apresentação do polo automobilístico do Ceará o vice-presidente da República Geraldo Alckmin
Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e diretores da Comexport entregaram plano do polo automobilístico ao vice-presidente Geraldo Alckmin. Foto: Ascor VPR/Divulgação

Previsão é do polo de iniciar produção já no 2º semestre de 2025

“A entrega do projeto para o Governo Federal representa um grande passo para a implantação do Polo Automotivo do Ceará. Com isso, a previsão é de que o Estado comece a produzir carros a partir do segundo semestre de 2025. Com o trabalho e dedicação empenhados pelo governador Elmano de Freitas, o Ceará será referência no mundo por implementar um modelo inédito no Brasil, que contempla a produção de diversas marcas em um só lugar”, destaca o presidente da Adece, Danilo Serpa.

O polo, que contará com um investimento de R$ 400 milhões e mais de 200 empregos só na primeira fase, tem 11,89 hectares, entretanto existem planos de expansão. O governador do Ceará já solicitou ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) uma área do órgão, cujo tamanho ampliaria o complexo para mais de 100 hectares.

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Segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), ainda existe a projeção de que a implementação desse complexo impacte o Produto Interno Bruto (PIB) do estado em R$ 370 milhões.

O complexo produzirá até 6 novos modelos de veículos elétricos e híbridos com as mais modernas tecnologias e com uma capacidade de construir até 80.000 unidades ao ano quando estive concluído, uma produtividade mais de 5.000% maior que o que era registrado na época da Troller, aproximadamente 1.400 carros por ano.

Ainda não há a confirmação de nenhuma marca que irá se instalar, cláusula de confidencialidade, entretanto já foi dito pelo governador Elmano de Freitas que havia conversas e negociações com a montadora da China BYD, que já tem presença no Nordeste com uma fábrica na Bahia.

A indústria também construirá partes e peças para venda no mercado interno e para exportação.

“Isso representará não apenas a consolidação do Ceará como polo tecnológico produtor de veículos, partes e peças, gerando qualificados empregos, e um importante fator de adensamento da cadeia produtiva na região Nordeste do Brasil, como uma estratégica e competitiva alternativa à importação de veículos elétricos e híbridos prontos, fortalecendo a indústria nacional”, afirmou Elmano.

Marcas variadas

O complexo industrial tem como âncora e parceira a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport

“A empresa vai fazer investimento de mais de R$ 360 milhões preparando a unidade. Já tivemos visitas dos parceiros, visitando a fábrica e olhando os terrenos que interessam às empresas para a produção dos veículos. Esse projeto implica em um cronograma para que as peças também sejam produzidas no Brasil, e em grande parte produzidas no Ceará. Queremos transformar essa área num grande polo automobilístico do País”, afirmou o governador.

*Com informações do Governo do Ceará

Leia mais: Montadora da Comexport põe o Ceará na pole position da liderança regional

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