Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Venda de veículos tem melhor desempenho mensal em uma década

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registra aumento nas vendas de 21,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando até dezembro de 2019, a maior marca até então
venda de veículos Anfavea montadoras carros novos
A exportação de veículos também aumentou no mês passado, com alta de 39,2% ante outubro de 2023, chegando a 43,5 mil unidades exportadas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O mercado automotivo brasileiro teve um mês de outubro marcado por resultados expressivos. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos no país aumentaram 21,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 264,9 mil unidades emplacadas. Este é o melhor desempenho mensal dos últimos dez anos, superando até dezembro de 2019, com média diária de vendas de 11,5 mil unidades​. No mundo, o Brasil foi o quinto país que mais emplacou veículos em outubro, superando até a Alemanha.

A produção também registrou alta significativa, com 249,2 mil veículos produzidos em outubro, representando um aumento de 8,3% sobre setembro e de 24,7% em comparação com outubro de 2023. No entanto, a produção ainda se mantém abaixo do volume de vendas, devido ao alto número de importações, especialmente de veículos chineses, que compuseram metade dos modelos importados no mês​.

Vendas de veículos para o exterior

Em termos de exportação, o setor registrou uma recuperação, com 43,5 mil unidades exportadas em outubro — um crescimento de 39,2% em relação ao mesmo período de 2023. Mesmo com essa retomada, o total acumulado de 327,8 mil unidades exportadas em 2024 ainda está 7,4% abaixo do registrado no ano passado.

O impacto do crescimento no setor se reflete também na geração de empregos. A Anfavea destacou a criação de 7 mil vagas diretas no setor automotivo nos últimos 12 meses, com a expectativa de abertura de até 70 mil novas oportunidades ao longo da cadeia produtiva. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ressaltou a importância dessa recuperação para a economia e o papel do setor como empregador de cerca de 1,2 milhão de trabalhadores​.

O segmento de caminhões também apresentou crescimento expressivo, com uma alta de 16,8% nos emplacamentos e de 42,8% na produção acumulada no ano, somando 103,3 mil unidades emplacadas e 117,4 mil produzidas até outubro.

- Publicidade -

Estes dados reforçam a recuperação do setor, que celebra o sucesso da Fenatran 2024, maior feira de veículos comerciais da América Latina, atualmente em realização no São Paulo Expo, onde se estima um público recorde e aumento de 15% nos negócios.

Leia mais: Fábrica da Stellantis de Goiana (PE) vai fabricar sua própria energia até 2026

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -