Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Selo Verde: empresas de Pernambuco têm até 30 de março para inscrição

Podem se inscrever para obter o Selo Verde todas as empresas pernambucanas com CNPJ ativo, incluindo microempreendedores individuais e cooperativas
ESG ASG selo verde Pernambuco inscrições
Reformulação do Selo Empresa Verde buscou fortalecer os três pilares da Agenda ASG (Ambiental, Social e Governança). Foto: Pixabay/Reprodução

As empresas pernambucanas que adotam práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva ou na prestação de serviços podem ter sua atuação reconhecida pelo Selo Empresa Verde, cuja edição de 2025 está com inscrições abertas até 30 de março. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

Na edição deste ano, o selo passou por uma reformulação e agora inclui, além dos critérios ambientais, os aspectos sociais e de governança (ASG) para a concessão da certificação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Jucepe, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Quem pode participar do Selo Verde

Podem se inscrever todas as empresas pernambucanas com CNPJ ativo, incluindo microempreendedores individuais e cooperativas. Para concorrer ao selo, as organizações precisam comprovar boas práticas de gestão ambiental e sustentável, além de apresentar cláusulas no contrato social ou em sua alteração que demonstrem compromisso com a sustentabilidade, conforme o regulamento de inscrição.

Segundo Karla Godoy, secretária executiva de Sustentabilidade da Semas-PE, a plataforma de inscrição foi reformulada para tornar o processo mais simples e intuitivo. “Para a edição de 2025, preparamos uma plataforma completamente repaginada com os três eixos – ambiental, social e de governança – de forma que o gestor da empresa possa realizar a inscrição de maneira fácil e rápida, desde que tenha os documentos necessários em mãos”, explica.

Validade do selo e benefícios para empresas certificadas

Na edição anterior, 14 empresas de diferentes portes, localizadas na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e no Sertão, receberam o Selo Empresa Verde. Com a reformulação da premiação em 2024, o reconhecimento passa a ter validade de dois anos, ou seja, as certificações concedidas em 2025 permanecerão vigentes até 2027. A solenidade de entrega da certificação está prevista para junho e a lista das vencedoras será publicada no Diário Oficial de Pernambuco.

- Publicidade -

As empresas certificadas com o Selo Empresa Verde podem obter diversas vantagens, como:

  • Atração de novos clientes, principalmente aqueles alinhados com as questões socioambientais;
  • Acesso facilitado a linhas de crédito com critérios ambientais;
  • Melhoria da reputação da empresa no mercado;
  • Uso do selo em peças publicitárias e campanhas de marketing;
  • Critério de desempate em licitações em Pernambuco.

Regulamentação do Selo Empresa Verde

O Selo Empresa Verde foi instituído pela Lei nº 16.112, de 5 de julho de 2017, e reformulado em 2024 pelo Decreto 57.044/24. As mudanças foram feitas para alinhar a iniciativa ao Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), com foco na implementação de modelos de desenvolvimento econômico pautados na sustentabilidade.

Além disso, a reformulação buscou fortalecer os três pilares da Agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), fundamentais para a transição da economia do Estado, com uma abordagem inclusiva, regenerativa e de justiça socioambiental.

Para mais informações sobre a certificação, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Leia mais: Especialistas defendem legislação rígida para preservar riqueza da Caatinga

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -