
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração, republicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (25) um novo aviso de licitação para execução das obras e serviços do trecho 2 do Arco Viário Metropolitano. O projeto compreende o segmento entre as rodovias BR-408 e BR-101 Sul, passando pela BR-232 e pela BR-101, com extensão total de 25,32 km e valor estimado em R$ 744.239.797,34.
As propostas deverão ser entregues até as 9h45 do dia 11 de abril de 2025, com início da disputa às 10h (horário de Brasília). O edital completo pode ser acessado integralmente no site www.compras.gov.br e no Portal Nacional de Contratações Públicas (pncp.gov.br).
A republicação do edital foi necessária após ajustes exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), resultando em atraso no cronograma inicial das obras, que estavam previstas para começar em abril. Após esta etapa, o processo seguirá fases obrigatórias como análise de documentos, recursos e homologação final antes do início efetivo.
O trecho em licitação possui 25,32 km e interligará a BR-408 e a BR-101 Sul, passando pela BR-232, até encontrar novamente a BR-101. A obra é estratégica para melhorar a mobilidade e o fluxo logístico na Região Metropolitana do Recife, beneficiando diretamente milhares de usuários e fortalecendo o desenvolvimento econômico local.
O que é o Arco Metropolitano
O Arco Metropolitano é uma rodovia duplicada com cerca de 65 km de extensão, dividida em dois trechos principais: o eixo norte e o eixo sul. O eixo sul, que está em fase de execução, liga a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, à BR-408, em Paudalho, passando pela BR-232. O projeto total do Arco Metropolitano está orçado em R$ 1,4 bilhão e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do governo federal.
Entretanto, o projeto enfrenta desafios ambientais, especialmente no trecho norte, cujo traçado original atravessa a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Ambientalistas alertam que a construção poderia impactar até 65,54 hectares de Mata Atlântica, equivalente a mais de 91 campos de futebol. O Fórum Socioambiental de Aldeia sugere alternativas de traçado para minimizar os danos ambientais.
Para viabilizar financeiramente o projeto, o Governo do Estado destinou R$ 400 milhões, provenientes de um empréstimo junto ao BNDES, especificamente para o Arco Metropolitano. Além disso, o projeto foi incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), garantindo recursos federais para sua execução.
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