Depois de suspender as importações de carne bovina do frigorífico da JBS em Barra do Garças (MT), das plantas da Marfrig em Várzea Grande (MT) e Promissão (SP) e do abatedouro da Naturafrig em Pirapozinho (SP), na última sexta-feira (15), a China decidiu suspender também as importações da unidade da Masterboi de São Geraldo do Araguaia (PA).
A decisão do governo chinês foi publicada no site da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) e, até o momento, a Masterboi não foi notificada pelo Ministério da Agricultura. As razões para tal medida ainda são totalmente desconhecidas.
No caso das outras empresas, a alegação das autoridades chinesas é de que foram encontrados traços de ácido nucleico da Covid-19 em embalagens externas. A Masterboi, porém, se antecipou e informou que segue um rigoroso protocolo sanitário e já concluiu todo ciclo vacinal em suas unidades no Brasil. O último caso de covid-19 na unidade de São Geraldo do Araguaia foi em janeiro passado, segundo nota divulgada pela Masterboi.
A empresa pernambucana também ressaltou que seguiu todos os protocolos exigidos pelo governo da China, inclusive protocolos de controle da covid-19, e jamais foi notificada pelas autoridades chinesas da existência de quaisquer traços de covid-19 na chegada dos seus contêineres na China.
O GACC informou que a medida entrará em vigor na amanhã desta quinta-feira (21), sem sinalizar quando os negócios podem ser retomados.
Leia também:
Masterboi leva sua carne Halal para a maior feira do Oriente Médio