Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sede da Sudene no Recife vai abrigar a primeira Casa Brasil IBGE no Nordeste

Inauguração da Casa Brasil IBGE ocorrerá na sede da Sudene, no bairro de Boa Viagem, às 9h do dia 25 de novembro, com mesas-redondas e rodadas de diálogos
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste Sudene IBGE Casa Brasil IBGE Boa Viagem Recife
A Casa Brasil IBGE Sudene irá funcionar no prédio da superintendência na cidade do Recife, com inauguração no dia 25 de novembro. Foto: Sudene/Divulgação

O Recife abrigará a primeira “Casa Brasil IBGE” localizada do Nordeste. O espaço será voltado para estudantes, pesquisadores e empreendedores, permitindo o acesso a diversos dados e estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto é uma parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o IBGE, e se chamará “Casa Brasil IBGE Sudene”. A inauguração ocorrerá na sede da Sudene, no bairro de Boa Viagem, às 9h do dia 25 de novembro, e haverá uma programação de mesas-redondas, rodadas de diálogo, anúncios e encaminhamentos. Essa será a segunda unidade da Casa Brasil no país.

A Casa Brasil é um espaço que pretende manter a memória da instituição e reúne várias informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – como indicadores, pesquisas e dados. A Casa Brasil IBGE Sudene irá funcionar no prédio da superintendência na cidade do Recife, e durante a cerimônia de abertura haverá a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, além de outras autoridades e convidados.

“Esse é um importante instrumento que vai ajudar a todos que querem fazer o Nordeste se desenvolver. Aos gestores públicos, a quem quer empreender, aqueles que estão na universidade e querem fazer pesquisa e à sociedade, que vai conhecer melhor – através do acesso ao conjunto de dados que o IBGE tem – qual a realidade do Nordeste e como esses dados podem ajudar você”, afirmou Danilo Cabral.

Casa Brasil IBGE terá acervo digital disponível

O ambiente é voltado para a visita de estudantes, pesquisadores e empreendedores, e contará com sala de dados restritos, com recursos físicos e digitais, totens interativos, computadores para pesquisas, materiais em áreas de geociências e estatística, com levantamentos nacionais e diversos produtos de disseminação do vasto acervo digital do IBGE, que compreende um trilhão de variáveis e 1,5 bilhão de dados em suas plataformas.

- Publicidade -

“Espetacular oportunidade de tornar público a memória do IBGE, o trabalho que tem sido feito nos últimos 88 anos, as expedições geográficas, os nossos mapas, os nossos dados, censos. Um espaço aberto para a comunidade, para os estudantes, uma oportunidade de discussões, diálogos, debates, apresentações de pesquisa. Enfim, algo que propicia a difusão de informações, de dados para que as nossas políticas públicas possam ser mais precisas, mais adequadas, de acordo com a necessidade do povo brasileiro”, declarou presidente do instituto.

Além do acesso a dados, o espaço irá promover eventos nacionais e internacionais atividades presenciais e remotas como cursos, oficinas e programas de pós-graduação, abrangendo desafios e oportunidades do uso de informações e como elas podem contribuir no acompanhamento de projetos e formulação de políticas públicas diferenciadas.

O plano é que até 2026, ano em que o IBGE completa 90 anos, a unidade também tenha uma versão expo de memória e tecnologia, base do projeto da Casa Brasil IBGE.

Leia mais: Sudene aprova incentivo fiscal para produção de “lítio verde” em MG

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -