Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

No Pará, Masterboi integra projeto de rastreabilidade bovina individual

Empresa é o único frigorífico a integrar a iniciativa inovadora, que busca identificar e monitorar o gado, trazendo mais transparência à pecuária brasileira
Da Redação ME
Da Redação ME
redacao@movimentoeconomico.com.br
Gado da Masterboi
Bovinos: brincos garantem rastreabilidade/Foto: divulgação

A Masterboi é um dos frigoríficos a participar de um projeto-piloto que tem potencial de aumentar a excelência da pecuária no Brasil, a começar pelo estado do Pará. A unidade paraense da Masterboi em São Geraldo do Araguaia convidou 100 produtores a participarem do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual. O projeto tem início com uma ação simples e rotineira: a aplicação de um brinco de identificação em cada boi. O brinco permitirá rastrear o gado em todas as fases da cadeia produtiva: desde os primeiros dias no pasto até o transporte, comercialização e abate, garantindo informações sobre a origem da carne e do couro.

A iniciativa pretende rastrear cerca de 100 mil cabeças de gado no Sudeste do Pará até o final do ano. A identificação e localização do animal é uma exigência de países importadores da carne bovina brasileira e, também, uma oportunidade com vários benefícios para os pecuaristas, garantias para o frigorífico e valor agregado para consumidores exigentes.

Compromisso da Masterboi

A Head de ESG e Compliance da Masterboi, Sandra Catchpole, foi uma das articuladoras que representou a Masterboi nas primeiras reuniões sobre a iniciativa. “A Masterboi, comprometida com a sustentabilidade, enxerga neste projeto uma oportunidade de agregar valor à pecuária nacional, atendendo às expectativas de consumidores e compradores internacionais”, explica Sandra Catchpole, da Masterboi.

O pecuarista é o primeiro beneficiado, pois a rastreabilidade permite um monitoramento detalhado de cada animal, incluindo histórico sanitário, aplicação de vacinas e procedência genética, funcionando como um relatório dinâmico para a gestão do rebanho. Outra vantagem que a rastreabilidade oferece está na gestão da propriedade, com rodízio do pasto, manejo do ganho de peso e maior monitoramento individual e de todo o rebanho.

A adesão ao sistema também oferece transparência para uma cadeia tradicional, que envolve produtores de todos os tamanhos. Desde o pequeno criador, da unidade familiar, que vende bezerros como parte das suas atividades; aos compradores, intermediários e grandes pecuaristas, com dezenas de milhares de cabeças. O Pará detém hoje 26 milhões de cabeças, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O Brasil, segundo o IBGE, tem aproximadamente 230 milhões de cabeças. É o líder global na produção comercial de carne.

- Publicidade -

O projeto conta com o incentivo da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Pará, participação da Masterboi, outros frigoríficos e dos pecuaristas da região. Organizações não governamentais responsáveis, como Imaflora e Amigos da Terra, estão na iniciativa e parte do financiamento vem do programa Al-Invest Verde e do Fundo Bezos.

Enquanto frigoríficos e pecuaristas analisam os benefícios econômicos e operacionais da rastreabilidade, organizações ambientais reforçam a importância da transparência na cadeia da carne, setor que já está entre os mais monitorados do mundo

A rastreabilidade individual do gado representa um avanço para toda a cadeia produtiva, trazendo mais competitividade ao setor, alinhamento às exigências do mercado internacional e maior segurança alimentar para os consumidores

A tendência despertou o interesse do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para uma reunião com o governador do Pará, Helder Barbalho, no Palácio dos Despachos, em Belém. O governador destacou o avanço da cadeia da carne e o apoio do Estado com o subsídio do chip de identificação individual. O ministro Carlos Fávaro disse que o processo de rastreabilidade iniciado no Pará serve como exemplo para o Governo Federal ampliar a ferramenta como política pública para todo país.

Sobre a Masterboi

A Masterboi é uma empresa com 25 anos de fundação, considerada uma das maiores indústrias frigoríficas do Brasil, com três unidades pelo país: em Nova Olinda, no Estado do Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, uma transportadora e rede com seis lojas. A Masterboi conta atualmente com a colaboração de mais de 4 mil funcionários e exporta para mais de 117 países.

Veja também:

Masterboi teve um 2024 positivo, com expansão e sustentabilidade

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -