A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu nesta segunda-feira (17) o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, durante sua passagem pelo Recife. A agenda incluiu a entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e uma homenagem ao ex-provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, morto em outubro de 2024 aos 88 anos.
A governadora destacou a relevância da visita do líder português para o fortalecimento das relações comerciais e culturais entre Pernambuco e Portugal. “A presença do presidente Marcelo Rebelo de Sousa reforça os laços históricos e amplia possibilidades de cooperação. Recentemente, estivemos em Portugal para firmar convênios e inaugurar o novo escritório do Porto Digital Europa, em Aveiro. Também buscamos referências para o processo de concessão de serviços de água e saneamento em Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.
Marcelo Rebelo de Sousa explicou que Pernambuco foi sua primeira parada no Brasil devido à homenagem a Alberto Ferreira da Costa e ao recebimento do título acadêmico. “Esta visita fortalece as relações entre Brasil e Portugal”, ressaltou o presidente, que também se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília..
A cerimônia de entrega do título ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife e foi presidida pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes. “O título foi aprovado por unanimidade e reconhece a contribuição do presidente para a justiça e a democracia”, afirmou o reitor.
Na manhã desta segunda-feira (17), o presidente de Portugal e a governadora participaram de uma cerimônia no Real Hospital Português, marcando o início das comemorações dos 170 anos da instituição. O evento incluiu o descerramento de uma placa em homenagem a Alberto Ferreira da Costa, reconhecido por sua contribuição para o desenvolvimento do hospital. A solenidade contou com a presença do atual provedor, Alberto Ferreira da Costa Júnior, e de Maria do Carmo Ferreira de Castro, filho e viúva do homenageado, respectivamente.
Missão oficial em Portugal
Em outubro de 2024, a governadora Raquel Lyra liderou uma missão oficial a Portugal para fortalecer parcerias e estimular investimentos. Entre os compromissos, houve reuniões com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, visita ao Instituto Pernambuco-Porto, assinatura de convênio com a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e o lançamento do Programa de Internacionalização de Startups no Porto Digital Europa.
A comitiva que participou da visita do presidente português ao Recife incluiu secretários de Estado, o prefeito do Recife, João Campos, representantes acadêmicos, empresariais e políticos, entre eles, o deputado estadual Renato Antunes e a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
Veja também:
PE terá Porto Digital como parceiro de plano de R$ 1 bi para ciência e inovação