Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Índice de debêntures da B3 amplia mercado de renda fixa

Indicador acompanha o desempenho de debêntures aceitas como garantia na Câmara B3, impulsionando novas oportunidades no mercado financeiro
B3 Bolsa de Valores debêntures índice leilão
Desde o lançamento do Ibovespa B3 em 1968, a bolsa já desenvolveu mais de 40 índices. Foto: B3/Divulgação

A B3, a bolsa do Brasil, anunciou o lançamento do Índice de Debêntures Ultra Qualidade DI B3, um novo indicador de renda fixa que reflete o desempenho médio dos preços das debêntures aceitas como garantia na Câmara B3. O novo índice tem sua remuneração composta pelo Depósito Interbancário (DI) mais um spread, fornecendo um referencial para investidores e instituições financeiras.

As debêntures são títulos de dívida emitidos por sociedades anônimas de capital aberto ou fechado, utilizados para financiar projetos ou reestruturar dívidas empresariais. Em dezembro de 2024, a B3 passou a aceitar esses ativos como garantia em operações, ampliando o rol de instrumentos aceitos para cobertura de margem de risco. Essa mudança possibilitou a criação da metodologia do novo índice.

O novo indicador reflete dinamicamente os eventos financeiros, como pagamento de juros, amortizações e prêmios, além de considerar os resgates ao longo do tempo. Fazem parte do índice apenas debêntures precificadas pela B3 e elegíveis para compor garantias na Câmara B3. Não são incluídas debêntures perpétuas, conversíveis, permutáveis, de emissores vinculados à B3 ou em recuperação judicial/extrajudicial na data de rebalanceamento.

“A criação de um índice de debêntures significa mais uma contribuição para a ampliação do mercado de renda fixa no país. O indicador já está disponível e poderá ser utilizado como base para o desenvolvimento de novos produtos para os investidores, como ETFs e contratos futuros”, afirma Ricardo Cavalheiro, superintendente de Índices da B3.

As debêntures que compõem o índice precisam atender a critérios específicos na data de rebalanceamento, como:

- Publicidade -
  • Ser elegíveis para compor garantias na Câmara B3, conforme definição da equipe de riscos da bolsa;
  • Ter remuneração composta por DI + spread;
  • Estar em conformidade com a agenda de eventos financeiros;
  • Apresentar prazo de vencimento superior a um mês, para evitar expiração durante a vigência da carteira teórica.

O novo índice é classificado como Índice de Retorno Total, com prazo médio da carteira superior a 720 dias corridos e rebalanceamento mensal para refletir eventuais alterações no mercado. A ponderação das debêntures é feita pelo valor de mercado, considerando a quantidade de ativos em circulação.

B3 Bolsa de Valores debêntures índice leilão
O indicador poderá ser utilizado como base para o desenvolvimento de novos produtos para os investidores, como ETFs e contratos futuros. Foto: B3/Divulgação

B3 amplia portfólio de índices

O lançamento do índice de debêntures está alinhado à estratégia da B3 de fortalecer sua atuação como principal provedora de índices financeiros no Brasil. Desde o lançamento do Ibovespa B3 em 1968, a bolsa já desenvolveu mais de 40 índices, cobrindo tanto o mercado de ações quanto o de renda fixa.

Em 2022, a B3 lançou uma plataforma de índices sob demanda, utilizando big data e metodologia ágil para atender a solicitações do mercado de forma rápida e eficiente. Somente em 2024, a bolsa lançou sete novos índices, sendo seis deles derivados do Ibovespa.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, figurando entre as líderes globais do setor de bolsas. Conectando e desenvolvendo o mercado financeiro e de capitais, a B3 contribui para o crescimento do Brasil ao lado de seus clientes e da sociedade.

A empresa atua nos segmentos de bolsa e balcão, oferecendo produtos e serviços para toda a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha papel essencial na promoção de boas práticas de governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

Leia mais: Corrupção no Brasil piora, mostra índice da Transparência Internacional

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -