Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Azul inicia vendas de passagens para a nova rota Recife-Porto

Com nova operação, Recife passa a ser a única capital do Nordeste com um voo da companhia nacional Azul para a segunda maior cidade portuguesa
Avião Azul logo Maceió
Companhia aérea inicia vendas de passagens para voos diretos entre Recife e Porto. Foto: Alisson Frazão

A Azul Linhas Aéreas iniciou nesta terça-feira (11) as vendas de passagens para o voo Recife-Porto. A nova rota ligando a capital pernambucana à segunda maior cidade de Portugal começa a operar no dia 2 de junho, com preços a partir de R$ 2.061,13 por trecho. Os voos diretos terão cerca de 8 horas de duração, em aeronaves Boeing 767 com capacidade para 259 passageiros, sendo 14 em Classe Executiva e 245 em Econômica. As reservas podem ser feitas no site da Azul Viagens, Azul, Central de Vendas, lojas Azul Viagens ou nas agências de viagens parceiras.

Os voos partirão do Recife duas vezes na semana, sempre às quartas e sextas-feiras, com saída da capital pernambucana às 18h30 e chegada em Porto às 6h30 do dia seguinte. O retorno acontece às 10h de Porto, com chegada prevista para 14h05, ao Recife, sempre
às quintas e domingos. Com a novidade, Recife se consolida como a única capital do Nordeste com um voo da companhia nacional para a Europa.

Os novos voos são parte do processo de expansão internacional da Azul e conecta o principal hub da Companhia no Nordeste à segunda maior cidade portuguesa, famosa pelo seu charme histórico, vinhos e gastronomia. “A Azul está se consolidando cada vez mais como uma companhia global, conectando destinos importantes tanto no Brasil quanto no exterior. A rota Recife-Porto serve como mais uma porta de entrada para os turistas estrangeiros conhecerem os encontros do Nordeste”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas.

A nova rota fortalece a posição de Pernambuco como porta de entrada para o Brasil. O novo voo deve aumentar o fluxo de turistas europeus, impulsionando o turismo e os investimentos na região. Dados divulgados pela Aena, operadora do Aeroporto do Recife, mostram que a capital pernambucana recebeu 9,6 milhões de passageiros ao longo de 2024, consolidando-se como um dos principais hubs de conectividade do país.

Cidade do Porto em Portugal
Com 250 mil habitantes, a cidade do Porto fica a cerca de 300 quilômetros de Lisboa, a capital portuguesa, tornando-se a nova rota da Azul conectando uma capital do Nordeste. Foto: Eurodicas

Recife, hub da Azul no Nordeste

Recife é o terceiro hub no país e o maior da empresa no Nordeste. O Aeroporto dos Guararapes opera 34 rotas, tanto domésticas quanto internacionais. A cidade se tornou uma ligação fundamental para destinos no Nordeste, no Norte e no Sul do Brasil, além de ser
um elo importante para voos regionais e internacionais. Só em 2024 foram efetuadas mais de 29 mil decolagens a partir de Recife, totalizando 3,8 milhões de assentos ofertados a partir da capital pernambucana.

- Publicidade -

O anúncio da rota Recife-Porto foi confirmado em janeiro, em Brasília, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pelo prefeito do Recife, João Campos, e por representantes da Azul Linhas Aéreas. Atualmente, a capital pernambucana já conta com 13 voos semanais para Portugal operados pela companhia aérea TAP, com acesso ao Porto somente por meio de conexões em Lisboa.

O ministro Silvio Costa Filho destacou a relevância da iniciativa e reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação internacional. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida”, afirmou.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a nova rota representa o enorme potencial turístico do Brasil e sua crescente relevância no cenário internacional. “O Brasil está se reposicionando no mundo, e o crescimento do turismo internacional é prova disso. O mais fascinante no turismo brasileiro é que, dada a dimensão continental do país, todas as regiões estão experimentando avanços significativos. O Nordeste, em especial, tem se destacado de forma única nesse processo”, afirmou.

Relação Recife-Porto

O prefeito do Recife, João Campos, celebrou a inauguração da nova rota direta, destacando seu impacto positivo para a cidade e toda a região. Ele enfatizou que a novidade trará mais empregos, renda e oportunidades, movimentando a economia local. “O Recife será o grande beneficiado, com o aumento das operações e a geração de empregos, que é o que buscamos. Isso beneficia desde quem vende espetinho e cerveja gelada na beira da praia até grandes grupos hoteleiros e centros de convenções”, concluiu.

Além disso, a conexão deve incentivar parcerias econômicas e culturais nos setores de tecnologia, educação e indústrias criativas, criando oportunidades para o intercâmbio entre Brasil e Portugal. Desde 1981, Porto e Recife mantêm um acordo de geminação, promovendo cooperação científica, tecnológica, econômica, social e cultural. Esse vínculo fortalece a relação histórica entre as cidades, que agora será ampliada com a nova rota aérea.

“A nova rota Recife-Porto é mais do que uma ligação entre Brasil e Portugal. É um convite à descoberta. Esta conexão direta facilita o fluxo de turistas e amplia as oportunidades para que mais brasileiros se reconectem com as suas origens, explorando o norte
e interior de Portugal. Regiões como o Porto e Norte ou o Centro de Portugal são ricas em história, cultura e experiências autênticas. Além disso, o Porto mantém conexões estratégicas com a Madeira e os Açores, permitindo que os viajantes descubram ainda mais
do que Portugal tem a oferecer. Com esta parceria com a Azul, reforçamos a proximidade entre os dois países e incentivamos novas experiências que unem culturas e aproximam pessoas”, afirma Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Leia mais:

Recife terá voo direto para Porto, em Portugal, a partir de junho

Azul suspende rotas em 8 cidades nordestinas a partir de março

Azul amplia voos no carnaval e lança nova rota entre Maceió e Cuiabá

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -